Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Silly Symphonies

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Silly Symphonies, foi uma série de animação de curtas metragens, 75 no total, produzido pela Walt Disney Productions entre 1929-1939, enquanto o estúdio ainda estava localizado na Avenida Hyperion, no Silver Lake de Los Angeles. Ao contrario da série Mickey Mouse, do qual Silly é irmã, Sinfonias, geralmente não apresentava historias continuas - com exceção dos personagens de os três porquinhos que teve três continuações - e, sendo assim, eram únicos em sua maneira. 
Personagens como Pato Donald, surgiram na série de Silly Symphonies e foram separados para ter seus próprios desenhos animados. 

photograph of Walt Disney at his drawing board

Dentro da indústria da animação, a série Silly Symphonies é mais conhecida por ter sido usada pelo Walt Disney, como uma plataforma para a experimentação de processos, técnicas, personagens e histórias, a fim de promover a arte da animação. Ele também forneceu um local para experimentar técnicas e tecnologias que seriam cruciais para os planos da Disney, para finalmente começar a fazer filmes de animação em longa metragens. Entre as inovações desenvolvidas e/ou melhoradas na série são: cinema em Technicolor, verdadeiras e críveis animações de personagens , animação de efeitos especiais e narração dramática em animação. Experimentos da Disney foram amplamente elogiado dentro da indústria cinematográfica, e as Silly Symphonies ganharam sete prêmios da Academia de Melhor Curta Animado, mantendo uma espera de seis anos na categoria depois de ter sido introduzido pela primeira vez. Este recorde foi igualado apenas pela série da  MGM,  Tom e Jerry, durante os anos de 1940 e 1950.

As Sinfonias também mudou o curso da história da Disney Studio quando os planos de Walt para dirigir seu primeiro longa-metragem desenho animado se tornou problemática depois dele tentar fazer a tarefa no curta, The Golden Touch, que foi amplamente visto (até mesmo pelo Disney) como duro e lentamente passeado. Isso o motivou a abraçar o seu papel como sendo o produtor e supervisor criativo (especialmente da história) para Branca de Neve enquanto David Hand lidou com a direção atual. 

Silly Symphonies trouxe muitos imitadores, incluindo as séries de desenhos animados da Warner Bros,  Looney Tunes e Merrie Melodies , e da MGM Happy Harmonies . A série de televisão Mickey Mouse Works usou o título Silly Symphonies para alguns de seus desenhos animados novos, mas ao contrário dos desenhos animados originais, estes personagens fizeram característica contínua. A Disney também produziu histórias em quadrinhos e livros de animados com este título.

Veja, no youtube, alguns curtas animados da série:


''Flores e Árvores'' de 1932, foi o primeiro filme lançado comercialmente sendo colorido em full-color, de três tiras no processo de Techincolor, após vários anos de filmes feitos com duas tiras em Techincolor.
O curta-metragem seria em preto e branco, até Walt Disney ver os testes de Herbert Kalmus com três tiras de Techincolor. 
Flores e Árvores, foi um sucesso comercial e de crítica, ganhando o primeiro Oscar de Curta Metragem de Animação. 
Como resultado do sucesso de Flores e Árvores, todos os futuros desenhos animados de Sinfonias foram produzidos em três tiras de Technicolor, e a novidade adicional da cor ajudou a aumentar os retornos previamente decepcionantes da série.


Os Três Porquinhos, lançado em 27 de Maio de 1933, foi um sucesso fenomenal com o público, ficando meses nos cinemas após sua estreia, dando um alto retorno financeiro. O desenho é ainda considerado o maior sucesso de um curta metragem animado de todos os tempos. E em 1994, ficou na 11º posição, na lista dos 50 Greatest Cartoons de todos os tempos feita por 1.000 trabalhadores do ramo da animação. 
Ganhou o Oscar de Melhor Curta Animado em 1934. E é claro, eternizou nas nossas cabeças a música: ''quem tem medo do lobo mau, do lobo mau''....composta por Frank Churchill que se tornou um hino americano contra a Grande Depressão. 


O Velho Moinho de 1937, como vários outros curtas animados da série, era um campo de teste para técnicas de animação avançadas. Ele marca o primeiro uso da Disney com câmera multiplano, o filme também incorpora representações realístas do comportamento animal, iluminação complexa e efeitos de cores, representações de chuva, vento, raios, ondulações, manchas e reflexões, rotação tridimensional de objetos detalhados, bem como a utilização de tempo para produzir efeitos específicos dramáticos e emocionais. Todas as lições aprendidas em O Velho Moinho, foram introduzidas em Branca de Neve e os sete anões.
Venceu o Oscar de Melhor Curta Animado, e está na 17º posição na lista de curtas animados de sempre, da IMDB, e na 14º na lista dos animadores de 50 Greatest Shorts.  


O Patinho Feio de 1939, foi o último curta metragem da série Silly Symphonies, e é o 2º curta da série baseado no conto de fadas de Hans Christian Andersen. O antecessor foi feito em preto e branco em 1931. 
E sim, venceu o Oscar de Melhor Curta Metragem Animado.

Bugs in Love

Esses são apenas quatro dos 72 curtas metragens de Sinfonias, e você pode vê-los no youtube, ou comprar o dvd de Silly Symphnies, apesar de ser difícil de acha-lo no Brasil. 
Silly Symphonies é minha série de curtas preferida da Disney, e quando eu tiver meus filhos eu vou sentar com eles e assistir Sinfonias cantando junto: quem tem medo do lobo mau, do lobo mau... 

silly1.JPG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Só os clássicos, ein Bia? É difícil falar sobre algo que a gente gosta, mas a Disney é simplesmente fantástica (mesmo com obras mais modernas, não se pode esquecer um trabalho de anos, que mesmo depois de tanto tempo ainda nos encanta)

    ResponderExcluir