Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Uma princesa latina.... Mas nem tanto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A personagem-título de SOFIA THE FIRST, filme feito para TV que estreia nos EUA em 18 de novembro, é a primeira princesa criança da Disney. Mas esse não é o único diferencial dela. Recentemente, um jornalista observou que a mãe de Sofia tinha uma pele mais escura que a dos outros personagens e aí o produtor executivo Jamie Mitchell revelou que a pequena princesa é latina.

Mas para o pessoal da internet, Sofia não é “latina o suficiente”. Porque ela é branca, tem olhos azuis e cabelos castanhos. OK, nós sabemos que existem muitos latinos de pele clara, mas as pessoas estão estranhando que a primeira princesa da Disney com essas origens tenha uma aparência que podia muito bem ser de uma europeia.


Sofia é descrita como “meio-Enchanciana, meio-Galdiziana” – pois é, dois lugares fictícios que não existem nem na América Latina e nem em lugar nenhum. Ela passa a fazer parte da realeza depois que sua mãe se casa com o rei. A “latinidade” da garota não é mencionada em nenhum momento no filme. “Nós na verdade nunca damos destaque a isso,” disse Joe D’Ambrosia, vice-presidente de programação original do canal Disney Junior. “Quando vamos a escolas, o que acho fascinante é que todas as meninas pensam que são a Sofia.”

Há quem entenda isso como uma forma de dizer que, para a Disney, a identificação com uma personagem fica mais fácil quando ela é caucasiana. Mas o que parece mesmo é que decidiram que a personagem seria latina meio de última hora. Em função de algum detalhe narrativo ou por puro marketing, quem sabe?

Deixando de lado as origens da personagem… SOFIA THE FIRST começa como filme e depois vira uma série. A história é voltada para as crianças abaixo dos 7 anos e vai mostrar coisas mais apropriadas para as meninas dessa idade, com menos príncipes e mais temas construtivos como o valor do aprendizado. Ariel Winter, a Alex da série Modern Family, é a responsável pela voz de Sofia. As Princesas Disney “veteranas” também farão participações especiais na série, e Fauna, Flora e Primavera, as três fadas madrinhas de A Bela Adormecida, serão diretoras da escola da menina.

                                                          Trailer de Sofia the First
 
Fonte: Animatoons BR



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Não é para admirar. Daqui a poucas décadas, os EUA tornar-se-ão um país latino-americano. A raça branca está praticamente com os dias contados: na América do Norte é a latino-americanização e na Europa é a islamização. Sinceramente, antes os latino-americanos que os muçulmanos...

    ResponderExcluir