Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Aladdin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aladdin é um querido clássico Disney, lançado em 1992, sendo parte da era Disney Renascença e 31º animado do estúdio. A animação foi um sucesso de bilheteria arrecadando mais de 500 milhões ao redor do mundo e ganhando o Oscar de melhor trilha sonora e canção original.

A ideia da animação partiu do letrista Howard Ashman (A Pequena Sereia, A Bela e a Fera), baseando-se na lenda árabe de ''Aladim e a lâmpada mágica'' de Mil e Uma Noites. Depois Ashman escreveu algumas músicas com o parceiro Alan Menken para o tratamento do filme; Linda Woolverton, que havia trabalhado no roteiro de A Bela e a Fera, foi chamada para escrever o roteiro de Aladdin, que passou por três rascunhos para o então presidente dos estúdios Disney, Jeffrey Katzenberg aceitar a produção.
 Em seguida, os diretores John Musker e Ron Clements (A Pequena Sereia) se juntaram à produção, escolhendo Aladdin de três projetos oferecidos, que também incluía uma adaptação de O Lago dos Cisnes e Rei da Selva - que se tornou O Rei Leão.




Musker e Clements escrevram uma parte do roteiro, e entregou-o á Jeffrey Katzenberg em 1991. Katzenberg achava que o roteiro "não envolvia", e só depois o aprovou quando ele foi reescrito pela dupla Ted Elliott e Terry Rossio. Entre as mudanças, a mãe de Aladdin foi removida, a princesa Jasmine foi transformada é uma personagem forte, a personalidade de Aladdin foi reescrita para ser "um pouco mais áspero, como um jovem Harrison Ford , "  e o papagaio Iago , originalmente concebido como um personagem britânico calmo e sério, foi reformulado em um papel cômico após os cineastas virem Gilbert Gottfried em Beverly Hills Cop II . Gottfried foi escalado para fornecer a voz de Iago. 
Robin Williams, que havia trabalhado no filme da Disney/Touschstone Pictures ''Bom Dia, Vietnã'', aceitou á participa do filme com a condição de que seu nome ou imagem não fosse utilizado para marketing, e seu personagem (de apoio) não ter mais de 25% de espaço em arte publicitária, desde brinquedos . Por razões financeiras, o estúdio voltou atrás no acordo,  e o genio aparece mais do quer 25% nos cartazes de publicidade o que casou uma briga entre Robin Williams e a Disney. 



A principal questão que os animadores enfrentaram durante a produção de Aladdin foi a representação do próprio Aladdin.  
Durante a produção, foi decidido que ele era muito moleque e não "suficientemente atraente", de modo que o personagem foi redesenhado para adicionar elementos derivados do ator Tom Cruise e Calvin Klein.
Cada personagem foi animado sozinho, com os animadores de consultoria juntos para fazerem as cenas em que os personagens se encontravam.O animador de Aladdin, Glen Keane, estava trabalhando no ramo da Disney na California, e o animador de Jasmine, Mark Henn, estava na Florida no Disney-MGM Studios, e eles tiveram que freqüentemente usar o telefone, fax ou enviar projetos um para o outro.

Os compositores Alan Menken e Howard Ashman junto com Tim Rice foram elogiados pela a criação de uma trilha sonora que é "sempre boa, rivalizando com a melhor dos outros musicais animados da Disney a partir dos anos 90". Menken e Ashman começaram a trabalhar no filme juntos, logo no inicio que o roteiro estava sendo escrito, e escreveram mais de 14 canções para um filme. 
Infelizmente, Ashman não pode ver á animação que ele tinha dado á ideia nos cinemas. Ele morreu de AIDS no ínicio de 1991, fazendo Tim Rice assumir sua posição de letrista e terminar de escrever as músicas junto com Menken. Seis canções foram destaque no filme, três por cada letrista.

O filme ganhou muitos prêmios, principalmente pela sua trilha sonora de sucesso. A animação deu origem á vários materiais inspirados nos filmes, incluindo duas sequelas direct video: O Retorno de Jafar e Aladdin  o Rei dos Ladrões, e ainda uma animada série de televisão, brinquedos, jogos de vídeo, spin-offs e outras mercadorias Disney. 
Uma adaptação da Broadway para o filme está agendada para estrear em 2014.

Fiquem com á bela ''A Whole New World'' escrita por Alan Menken e Tim Rice, ganhadora do Oscar:







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. O que dizer de mais um clássico da Disney?
    Durante muitos anos,desejei ter uma lâmpada mágica e claro, um gênio igual ao do desenho. Perdi as contas de quantas vezes saí nas lojas em busca de, uma pelúcia que fosse, mas nunca obtive sucesso HAHAHA História linda e trilha sonora inesquecível!

    ResponderExcluir