blog desatualizado por tempo indeterminado; editora sem tempo para postar.

domingo, 7 de agosto de 2011

Os 10 Melhores filmes animados de todos os tempos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Esta lista foi feita pelo American Film Institute (AFI) e foi apresentada num especial de TV em 17 de julho de 2008. O AFI apresentou os 10 melhores filmes americanos por gênero, e na área da animação, a Disney é presença absoluta, confira:

1º Branca de Neve e os Sete Anões (Walt Disney Animation)

Lançado em 1937, Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa-metragem animado da historia.                       Walt acreditava que o futuro da Disney estava garantido se eles partissem para um longa-metragem animado. Seu irmão Roy achou que ela loucura, mais acabou concordando. Os custos para produzir o filme chegou a 2 milhões (altissimo para época) mais acabou rendendo 27 milhões aos cofres do estúdio.                                               O desenvolvimento da historia começou em 1934. O nome dos anões foi escolhido a partir de 50 possíveis nomes. Os 7 melhores foram escolhidos pelos animadores do estúdio.
No ínicio da produção, Branca de Neve teria um grande fluxo continuo de gags e palhaçadas, haveria piadas com a verruga da bruxa, e o príncipe seria um palhaço. Mais Disney ficou preocupado que o fluxo de piadas ofuscasse a complexidade dos personagens.
Outra curiosidade, é que o foco da historia seria os anões e Branca de Neve. Mais Walt achou que seria melhor se focar no relacionamento de Branca de neve com a a Rainha. Várias cenas com os anões foram cortadas. Walt também queria que o filme soasse como um musical da Broawday, por isso a presença de músicas. E depois de Branca de Neve e os sete anões, as trilha sonoras passaram a valer um pouco mais aos estúdios de cinema.
Branca de Neve foi um marco para época. Contendo um roteiro afinado, esteticamente perfeito e com um grande valor cultural.  Até hoje com o 3D e todas os avanços na areá da animação, ''Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou'' continua a encantar as crianças.
 Pela inovação no ramo animado, Walt Disney recebeu o Oscar Honorário das mãos de Shirley Temple. Disney recebeu uma estatueta, com sete miniaturas.

2º Pinóquio (Walt Disney Animation) 
File: Pinóquio-1940-poster.jpg
Pinóquio era para ser o terceiro clássico Disney, mais o desenvolvimento da historia de Bambi era mais complicado, por isso, Bambi foi colocado em espera, e Walt Disney começou a produzir Pinóquio.
Curiosidade: A mão de Pinóquio foi inspirada na de Mickey Mouse.
Grandes nomes da animação trabalharam em Pinóquio como o já citado no blog, Les Clark, Oliver Johnston, Jack Campbell, entre outros. A trilha sonora foi feita por Paul Smith e Leigh Harline, sendo que este, fez as músicas com Ned Washington. Pinóquio ganhou o Oscar de Melhor trilha sonora original, e Melhor Canção original por When Wish Upon a Star. Está e considerada a sétima melhor canção feita para um filme, segundo o AFI. Além de ter se tornado a fanfarra da Walt Disney Pictures.
Porém, Pinóquio só foi um sucesso de bilheterias nos E.U.A. Já que sua estreia foi adiada em alguns países da Europa e da Ásia por causa da 2º guera mundial. (O filme foi lançado em 1940)
Fora isso, Pinóquio foi aclamado pela crítica. O consenso dos críticos é este: ''Ambicioso, aventureiro, e as vezes assustador, Pinóquio e o auge da obras de Walt Disney. É muito bem trabalhado e emocionalmente ressoante''

3º Bambi (Walt Disney Animation)

Bambi foi um desafio para Walt Disney e sua equipe. Mesmo sendo o quinto clássico do estúdio, e ter sido lançado em 1942, a história de Bambi na Disney começou em abril de 1937. Quando o produtor da MGM vendeu os direitos autorias da adaptação do livro a Walt Disney, por considera-lo muito complicado para ser adaptado.
O romance original escrito para um público adulto, foi considerado muito "triste" e "sombrio" para os filme da Disney, e com o trabalho necessário para adaptar o romance e os desafios para animar veados de forma realista, fez Disney colocar a produção em espera enquanto trabalhava em vários outros projetos.
Depois do fim da produção de Fantasia em 1939, Bambi foi levado a sério. O roteiro foi concluído em julho de 1940, e a essa altura a produção ja chegava a quase 900 mil dólares.
Walt Disney queria realismo. Por isso os animadores visitaram Zoológicos, ouviram uma palestra de um pintor de animais...Mesmo assim, pela falta de costume de desenhar animais de uma forma realista,os desenhistas só conseguiam concluir 8 desenhos por dia, o que atrasou a produção. 
O pano de fundo do filme, foi inspirado nas florestas do Leste. Um dos artistas mais antigos e mais conhecidos do estúdio Disney, Maurice "Jake"  Passou várias semanas nas florestas de Vermont e Maine , desenhando e fotografando veados, corças, e arredores da área do deserto. 
Apesar de inicialmente Bambi ter sido um fracasso financeiro, o animadores aprenderam muito ao longo da produção. O realismo e a naturalidade ajudou a produções seguintes do estúdio. Tornando a Disney especialista em dar naturalidade aos seus personagens. 


4º O Rei Leão (Walt Disney Animation) 

A maior bilheteria de uma animação em 2D (783 milhões arrecadados) e provavelmente, a animação mais marcante da infância das crianças da década de 90, é O Rei Leão. Baseado em Hamlet de Shakespeare,e  nas historias de José e Moíses da bíblia, a Disney criou um jovem clássico do cinema, que faz os adultos se encantarem assistindo; Mesmo depois de 17 anos que eles foram no cinema assistir a esta obra prima.
Durante o verão de 1992, a equipe foi acompanhado pelo roteirista Irene Mecchi , com o segundo roteirista, Jonathan Roberts. Mecchi e Roberts assumiu o comando do processo de revisão, fixando resolver questões emocionais no roteiro de negócios e adicionando cenas para Pumba, Timão, e as hienas.
800 artistas animaram o O Rei Leão, e a produção custou 45 milhões.                                                                                            A trilha sonora foi feita por Hans Zimmer que criou uma ópera africana, e sem exageros, uma das melhores trilhas sonoras do cinema, ganhando o Oscar em 95. As canções foram escritas por Elton John e Tim Rice. Sendo que, Hakuna Matata entrou na lista das melhores canções feitas para um filme, do AFI. A música ''Can you feel the love tonight?'' ganhou o Oscar de Melhor canção original. E o CD da trilha sonora vendeu 10 milhões de cópias ao redor do mundo.
O Rei Leão foi aclamado pela crítica e pelo público, por ser maduro, bem desenhado, profundo, emocionalmente de arrepiar e divertido.


5º Fantasia (Walt Disney Animation)

Não era suficiente para Walt Disney ter criado um novo ramo da animação; Ele tinha que contribuir para o som do cinema com Fantasia. Foi por este motivo que ele ganhou outros 2 Oscar Honorários. Desta vez, junto com Garity William, John Hawkings e a RCA.  E o outro junto com Leopold Stokowshi que foi o maestro e compositor de Fantasia pela ''realização única na criação de uma nova forma de música como vista no filme de Walt Disney, alargando assim o horizonte do cinema como entretenimento e arte'' 
Disney decidiu o conceito do filme quando o trabalho de Aprendiz de Feiticeiro estava quase completo, um elaborado curta metragem Sill Symphonies, concebido como um papel de retorno de Mickey Mouse, que tinha declinado em popularidade. Como os custos de produção cresceu mais do que aquilo que poderia ganhar, ele decidiu fazer do curta um longa-metragem com outros segmentos definido por peças clássicas.                                A trilha sonora foi gravada utilizando vários canais de áudio e reproduzida com Fantasound , um sistema de reprodução de som pioneiro, que fez Fantasia o primeiro filme comercial mostrado com som estereofônico. 
O filme é claro foi aclamado pela crítica, apesar de que, como aconteceu com Pinóquio e Bambi, a 2º guerra mundial impediu que os lucros chegassem aos cofres da Disney, já que na Europa teve sua estréia cancelada.
Fantasia, é um marco na animação e uma grande influencia para a música no cinema. Apesar de não ser a animação mais querida da Disney pelo público, Fantasia é a mais inventiva de todas.


6º Toy Story (Pixar Animation Studios)
Arquivo: Filme story.jpg brinquedo poster


Financiado e distribuído pela Disney, e produzido pelo estúdio de John Lasseter; Toy Story é uma das animações mais revolucionarias de todos os tempos. Nele, é apresentado ao público a animação computadorizada, além da inteligencia e sofisticação de um roteiro maravilhoso de Joss Whedon,Andrew Staton e Joel Cohen.  A dublagem de Tom Hanks e Tim Allen na versão original, e a divertida trilha sonora de Randy Newman deram mais cor e brilho a esta animação. 
Tudo começou, depois que a Pixar selou um acordo com a Disney, para esta, distribuir e financiar Toy Story. A produção chegou a custar 30 milhões e teve 110 animadores envolvidos. 
Mas, na primeira versão do roteiro, Woody seria uma especie de mal-feitor, o que não agradou o então presidente da Walt Disney Feature Animation, Peter Schnneider. Isto fez que os roteiristas rescreverem o roteiro em duas semanas, deixando Woody uma cara mais simpático. Buzz também foi modificado para deixar mais claro ao público que ele não tinha ideia nenhuma de que era um brinquedo.                                                                                                                                            No fim, Toy Story foi bem sucedido financeiramente e criticamente. Graças a sua qualidade, inovação e diversão, que se tornaram padrões da Pixar. As continuações de Toy Story, são tão brilhantes como aquele lançado em 1995. Tenho certeza que se Walt estivesse vivo, ele seria o primeiro a aplaudir no fim da projeção. Já que Toy Story é tudo que ele sempre preservou numa animação.


7º A Bela e a Fera (Walt Disney Animation) 



Tem músicas, tem a princesa...Mas A Bela e a Fera não é apenas outro esteriótipo Disney.                            A Bela e a Fera é grandioso em sua narrativa, rico em detalhes, e com personagens que faz você ama-los na primeira vez que entram em cena. Além de funcionar como um romance encantador, um musical divertido e uma aventura emocionante. Tudo isso, e mais um pouco, fez a Academia indicar A Bela e a Fera ao Oscar de Melhor Filme, em 1992 se tornando a primeira animação a conseguir este feito. Além de ter sido indicado a 6 oscars um recorde para uma animação, empatando com Wall-e da Pixar.
Depois de Branca de Neve e os sete anões, Walt Disney considerou A Bela e a Fera como o novo longa-metragem do estúdio. Mais foi abandonado por ser um desafio para a equipe de historia. E o artistas Hean Cocteau fez a sua versão do conto em 1946, o que desanimou Walt Disney.
Décadas depois o projeto é ressuscitado em 1988. Os diretores  Gary Trousdale e Kirk Wise, assumiu a direção e começou a trabalhar com o produtor Don Hanhn. O letrista Howard Ashman, deu várias sugestões a animação, como o fato de que os criados do castelo das feras também fossem enfeitiçados. Não demorou muito para este se tornar produtor executivo. 
A Bela e a fera, se tornou o 1º animado do estúdio a ser escrito em forma de roteiro, não em Storyboards, como é comum em animações. O roteiro foi feito por Linda Woolverton, que trabalhou com a equipe do storyboards paras recriar o roteiro. A Bela e a Fera também foi a segunda animação a usar CAPS, um sistema criado pela Disney em conjunto com a Pixar, com o objetivo de digitalizar a tinta, e pintar a animação tradicional no processo de pós-produção. O letrista Howard Ashman, que já teve uma postagem no blog, morreu 8 meses antes do lançamento do filme, na época, estava trabalhando nas músicas de Aladdin com Alan Menken, que foram terminadas por Tim Rice. Foi feita um dedicatória a ele nos créditos finais da animação.
A Bela e a Fera, ganhou o Oscar de melhor trilha sonora e canção original por Beauty and the Beast, e foi indicado nesta categoria mais duas vezes, por ''Be our Guest'' e ''Belle''. Além de que, a versão cantada por Celine Dion e Peabo Bryson ganhou o Grammy, e foi um sucesso nas rádios.
A Bela e a Fera, foi um grande sucesso de público e de crítica; E não e pra menos, não e todos os dias que você vai para o cinema e se depara com uma animação artisticamente magnífica como A Bela e a Fera. 


8º Shrek (DreamWorks Animation)
File: Shrek.jpg
A DreamWorks  é o diabo encarnado dos fãs da Disney, mais não tem como desvalorizar o valor da sua melhor animação: Shrek. Parodiando os contos de fadas, e zombado das tradições da Disney, deixando o foco na comédia e a historia como 2º opção, Shrek acabou com o monopólio da Disney ao estabelecer um nomo jeito de fazer animação: Buscar risos, envés de méritos como sempre fez o estúdio da Disney.
A história corre rapidamente, Shrek é adorável apesar de ser rabugento; E o diretor Andrew Adamson, não perde a chance de zuar da Disney com o burro: Sempre quando ele começar a cantar, Shrek manda ele calar a boca; Andrew também é criativo ao subverter os contos de fadas, como na divertida cena em que vemos a princesa lutando com os guardas, chegando a parar o momento em que ela pular e os chutas no ar. Simplismente memorável. A melhor cena do filme pra mim.
Mesmo sem levar a sua história a sério, Shrek conseguir dar uma lição de moral para as crianças, e os risos que tanto queria. E apesar de eu achar que Montros S.A merecia ganhar o primeiro Oscar de Melhor Animação mais do quer Shrek, entendo que os votantes da Academia, como o público, estavam encantados com uma animação sem nenhum encantamento, mais que é inovadora. 


9º Cinderela (Walt Disney Animation)
File: Cinderella-disney-poster.jpg
Cinderela salvou a Disney, literalmente. Os custos da produção já tinham chegado a 3 milhões, e como os filmes da Disney não estavam dando lucros o suficiente para manter o estúdio, por causa da 2º guerra mundial; Walt Disney disse: Se Cinderela fracassar o estúdio sera fechado. 
Para a nossa alegria isso não aconteceu; o filme teve sua estreia no dia 15 de fevereiro de 1950, e foi o maior sucesso de bilheteria da Disney desde Branca de Neve e os sete anões. Além de que, a venda dos discos, publicações e outras mercadorias, deu a Disney um bom fluxo no caixa. Assim, ela pode estabelecer a sua própria empresa de distribuição, produzir filmes animados e live-action, entrar no ramo das produções de televisão, e começar a construir a Disneylândia. Fazendo de Cinderela, a Princesa mais importante da história da Disney. Ela tem seu castelo na Disneylândia, e suas mercadorias vendem mais do quer qualquer outra princesa da casa. 
Cinderela, mudou o rumo das trilhas sonoras do cinema, que não era comercializadas. Mais depois que Walt Disney fundou a sua própria companhia de músicas, e a canção ''Bibbidi Bobbidi-Boo'' se torno um hit, as coisas mudaram. 
Cinderela também e um retorno da Disney as suas raízes. Agradável, e com uma história simples, que se torna grandiosa por causa do belo trabalho de artistas esforçados em salvar o seu estúdio.                                 Além de que, os camundongos de Cinderela serem adoráveis. 


10º Procurando Nemo (Pixar Animation Studios) 
File: Nemo-poster2.jpg
''Procurando Nemo, onde ele está??'' A Pixar nos leva para dentro do oceano numa aventura visualmente impressionante, e com um roteiro refinado. 
A pré-produção teve ínicio em 1997. Os artistas tiveram aulas de mergulho para estudarem o coral do fundo do mar. Andrew Stanton (não Adamson) um dos grandes nomes da Pixar, usar a sua inspiração vinda da infancia, com o talento dos  animadores do estúdio. Criando uma animação que e um deleite visual, e elegante na condução, e humor de sua historia. 
Tudo isso, fez com que Procurando Nemo fosse aclamado pela crítica e se tornasse um sucesso de bilheteria. Sendo a segunda maior bilheteria de 2003, perdendo apenas para O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.
Procurando Nemo, faz você querer entrar na história. O tornando uma das animações mais memoráveis já feitas.   




E É ISSO! DESCULPA PELO POST ENORME, ATÉ A PRÓXIMA!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. que lista ridicula a dreamworks sempre foi sempre sera melhor que a disney
    a dreamworks e o melhor estudio do mundo revolucionou os cinemas com as suas otimas animações ja a disneu fica ocupando o espaço dos cinemas com os seus filmes gays como ursiho pooh,bambi e outros filmes plagiados
    ja a disney e uma porcaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar meia duzia de recursos computadorizados nao torna uma historia boa!!! E pense um pouco: se a disney nao tivesse INICIADO ou seja feito o primeiro longa metragem de animaçao do MUNDO,voce acga que a dreamworks existiria? A dreamworks não é nada sem a disney!!!! Deu pra entender? ou quer que desenhe?

      Excluir
  2. Então quer dizer que tudo que e sensível, é gay?? kkkkkkkkkkk que idiotice, cara. Ursinho Pooh nem foi criado por Walt Disney, ele simplismente comprou os direitos do personagens.
    Todo mundo diz que a Disney é gay, por que ela dá os mesmos direitos para casais gays e héteros. Isso é muito interessante...A Disney é uma empresa que presa pela igualdade entre seus funcionarios...e isso e motivo para ela ser considerada gay agora! Preconceituosos...

    E a Dreamworks é uma boa empresa, mais ela não existiria se Walt Disney não tivesse feito o primeiro longa-metragem animado, e Pixar não tivesse feito Toy Story. Acorde, todas essas empresas se inspiram na Disney, e tentam supera-la.
    E a lista não foi feita por mim, e sim pelo American Film Institute. Os especialistas de cinema que fizeram ela! Agora, voce vai dizer que eles são gays...

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Só rindo de vc

    ResponderExcluir
  4. coitado daquele filme brave vai competir com madagascar vai perder feio

    ResponderExcluir
  5. Sinto muito em discordar de vc
    mas Disney está a anos no mercado
    e sabe o que faz...Já Dreamworks está apenas 10 aninhos.

    Estudios copiando em 3...2...1...

    ResponderExcluir
  6. vou dizer a verdade a disney e a melhor do mundo.a dream works e uma invejosa,seu filme shrek não vale merda.eu tenho nojo desse filme.o filme da disney e sentimental e amoroso e feito com amor.a disney nunca ganhou pra abusar com filme do proximo ja dream works sim filme de gay e o shrek e todos da dream works. gostou ou quer mais.

    ResponderExcluir
  7. vou diser a verdade a disney e a melhor do mundo.seus filme e sentimental a amoroso não e gay não.cresir asistindo este filme.não gosto do filme da dreamwords,a disney e o numero 1.fim de milena para voce que esta lendo.

    ResponderExcluir
  8. A lista é maravilhosa... porém "Shrek" não é da Disney! Não deve estar na lista!!! Muda isso aí!!! Seu Blog é: "Cantinho Disney"! E Disney, é Disney!!!!
    Sugestão: substitua por "A Bela Adormecida"; clássico maravilhoso!
    Abçs.

    ResponderExcluir
  9. Oi! A lista é feita pelo American Film Institute! Não por mim ;) Por isso a presença de Shrek bjooos

    ResponderExcluir
  10. Bom, devo postar aqui um comentário. Ambas empresas, Disney e Dreamworks, têm seu valor. Pra que entrar nesse mérito de quem é melhor do que quem quando ambas produzem excelentes trabalhos. Está certo que a Disney tem sua levada mais clássica enquanto a Dreamworks é mais modernizada, mas é inegável que uma empresa aprendeu com a outra. O que é certo é que, vença quem vença em bilheteria, quem ganha no final sempre somos nós: o público.

    ResponderExcluir
  11. kkkk daí só Sherek não é da Disney!

    ResponderExcluir
  12. PAREM DE BRIGAR ! As duas produtoras sao incriveis , mas acho q criticaram a Dreamworks demais .
    Fui!

    ResponderExcluir