blog desatualizado por tempo indeterminado; editora sem tempo para postar.

domingo, 15 de julho de 2012

Os 10 momentos mais sombrios das animações da Disney

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Aqui vai uma lista com os 10 momentos mais assustadores, tristes e sombrios da Disney, que entram em contraste com aqueles momentos alegres, de canções animadas que geralmente permaneiam os filmes do estúdio. 
A lista está na minha ordem dos mais sombrios, só que você pode ter uma ordem diferente; Sinta-se livre para dizer os que mais te assustaram na infância. 

1º: Fantasia (1940)  - Uma Noite no Monte Calvo 


O último segmento do clássico Fantasia, mostra a meia-noite em ponto, o diabo Chernabog convocando maus espíritos e almas inquietas do seu túmulo. Ao som de ''Night on Bald Mountain'' de Mussorgsky, os espíritos dançam e voam no ar, até a hora em que o sino da igreja começa a tocar, e o dia ressurgir. Com certeza, merece o primeiro lugar por vários motivos: Além de ser assustador, a música de Mussorgsky é extremamente forte e impactante, causando arrepios mesmo que você não se assuste com os espíritos no ar;  As imagens de Chernabog ''regendo'' os espíritos  mortos e demônios é extremamente impactante e inesquecível  E a maior prova do impacto deste segmento, é que Walt Disney acrescentou a cena do sol nascendo e o canto ''Ave Maria'', para servir como ''alivio'' emocional para as crianças que estavam assistindo ao filme. Ele sentiu que o público precisava de um conforto emocional depois de uma sequência sombria como esta. 

2º: O Caldeirão Mágico (1985) - Apresentação do Rei de Chifres


Sim, poucas pessoas conhecem esta animação por que ela não faz parte das melhores fases da Disney; E apesar de O Caldeirão Mágico não ser muito bom, ele é conhecido justamente por ser sombrio em boa parte do tempo, já que a maioria das cenas são escuras. E é do Caldeirão Mágico um dos vilões mais assustadores da Disney: O Rei de Chifres. Ele pode não ser famoso como Scar, mas toda vez que aparece consegue causar um arrepio na espinha; Apenas a sua primeira cena já da um gelo. Então O Rei de Chifres merece o 2º lugar mais pelo seu ''conjunto de obra''. 

3º: Branca de Neve e os Sete Anões (1937) - A transformação da Rainha Má


Para mim, todos as cenas da Rainha Má são de dá arrepio, como o Rei de Chifres; Talvez seja por causa da trilha sonora que faz questão de manter um tom sombrio toda vez que a Rainha aparece. O momento que se destaca é aquele em que a Rainha faz a poção para se transformar na velha que vai enganar Branca de Neve com a maça. O vídeo está inglês, mesmo assim vale a pena ver, e tem todas as cenas da Rainha, incluindo aqui eu elegi a 3º mais assustadora. 
Menção Honrosa: A cena de Branca de Neve fugindo na floresta também é bastante sombria, mais como a lista é de 10, não deu para coloca-la. 

4º: Pinóquio (1940) - Menino se transformando em burro 

 

Pinóquio é considerado quase sempre, a melhor animação da Disney, sempre marcando presença no top 10 quando assunto e animação. Um desenho com um grande roteiro, trilha sonora, dubladores e belo visual, tinha que ter um momento sombrio para deixar tudo mais perfeito ou/assustador.
A cena em questão se passa na Pleasure Island, onde Pinóquio não dando ouvidos ao Grilo, é mais uma vez enganado por João Honesto e Gideão, e junto com outro menino levado, ele vai para tal ilha, que é cheia de guloseimas e tentações; Lá eles bebem, fumam, praticam vandalismo, entre outras coisas erradas.
Porém, a ilha contém uma maldição: Ela transformar meninos burros em jumentos de verdade, onde eles são vendidos para as minais de sal ou para circos. O amigo de Pinóquio é logo transformado em burro, criando um dos momentos mais assustadores do estúdio, quando grita: ''socorro, socorro'' e logo depois ''mamãe, mamãe''. Já nosso herói consegue escapar apenas com um rabo e orelhas de jumento.

5º: As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (1949) - O homem sem-cabeça 


Você pode não conhecer esse clássico Disney, mais a sequencia de Ichabod montado em seu cavalo no meio da noite, andando por uma estrada na floresta completamente deserta e sombria, já justifica a 5º colocação. Quando o homem sem-cabeça aparece, e passa a perseguir Ichabod tentando mata-lo, torna tudo mais tenso do quer já estava antes. Como na sequencia de uma Noite no Monte Calvo, você fica sem respirar direito a ter Ichabod consegue se livrar dele. 

6º: O Corcunda de Notre Dame (1996) - Canção de Frollo

 (a música está em português)
    
O livro clássico de Victor Hugo já é sombrio por si só; E a Disney, apesar de infantilizar a história, preferiu manter o tom sombrio do livro.
Mas foi por causa da canção ''Hellfire/Fogo do Inferno'', que o filme recebeu uma classificação ''G'' nos Estados Unidos, equivalente a 12 anos por aqui. A canção é a primeira cena da história da Disney, a conter a palavra ''inferno''. E se não bastasse, contem o conceito de desejo sexual, que Frollo sente pela cigana Esmeralda, em contraste com seu ódio pelo povo dela. A música escrita pelo veterano Alan Menken e Stephen Schwartz (Pocahontas), ainda contém um coro de vozes cantando em latim, que aparecem na formas de fantasmas vestindo uma capa vermelha na cena. Pois é, a Disney foi corajosa em aceitar a música, levando em conta as reclamações que ela recebeu por parte dos pais conservadores. Apesar disso, o então presidente da Disney na época, Michael Eisner, adorou a cena assim que lhe foi apresentada, e os produtores não sofreram nenhum pressão por parte dos executivos.


7º: Bambi (1942) - A Morte da mãe de Bambi


Você tem que ter no mínimo, um coração de pedra para não sentir pena do Bambi quando sua mãe morre. Fugindo dos caçadores, a mãe de Bambi fala para ele correr; E enquanto Bambi corre, nós ouvimos um tiro.E apesar de não vermos sua mãe baleada, é comovente o desespero de Bambi enquanto grita e procura pela sua mãe em vão; Depois o seu pai lhe conta, não com essas palavras, que sua mãe morreu; O jovem veado chora, enquanto seu pai diz, ''venha comigo filho'', e passa a cria-lo.  

8º: A Bela Adormecida (1959) - Aurora Hipnotizada 


É muito tenso ver Aurora ser hipnotizada por Malévola, e logo depois, ferir o dedo numa roca. É triste e ao mesmo tempo assustador, saber que Aurora está indo cumprir o triste destino que Malévola lançou para ela. A trilha sonora baseada no balé de Tchaikovsky, contribui bastante para a atmosfera sombria da cena. 

9º: O Rei Leão (1994) - Morte de Mufasa

 

Falar de momentos tristes e sombrios da Disney, e não falar da sequencia que termina com a morte de Mufasa é quase que um crime. Não tem uma criança nascida na década de 90 que não tenha chorado junto com o leãozinho pela perda de seu pai. Além da cena ser comovente, é notável a frieza de Scar ao matar o irmão, e logo depois colocar a culpa no sobrinho, tornando tudo ainda mais sombrio. 

10º: Dumbo (1941) - Elefantes Cor de Rosa


Para encerrar com chave de ouro, a cena psicodélica de Dumbo. Depois de confundirem cerveja com água, Dumbo e Timothy passam a ver elefantes cor de rosa, entre outros elefantes coloridos; Esta cena não é tão assustadora, mas sim tensa e extremamente psicodélica, no estilo LSD. A cena é bem típica da Disney nos anos 40: Pinóquio, As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo, Bambi, Fantasia e agora Dumbo; Os anos 40 podem serem facilmente eleitos a década Sombria da Disney. 

Outra Menção Honrosa: A canção ''Amigos do Outro Lado'' de A Pequena e o Sapo, também e bastante sombria - e sinistra - e merece destaque. 

E é isso leitores, esperam que tenham gostado :D bye, bye...











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Oi, Beatriz! Nossa! Perfeito. Ir lendo e vendo os vídeos é sensacional. Muito gostoso. Parabéns pelo blog e pela postagem! Prazer estar aqui! Com tempo, venha rir e chorar com KUDURO, o cão mais sapeca do mundo!!! º~º http://jefhcardoso.blogspot.com Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Mas que post incrível! Nem me atrevo a mudar a sequência dos vídeos, você organizou muito bem. Algumas das cenas acima (diria até todas), são inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  3. Postagem sensacional!! Mas também, feita por uma expert em disney como você, né?! Se não se importa, vou até usar sua lista pra dar uma aperfeiçoada na minha. Bjs :*

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente terrível! Não sei como as pessoas não conseguem ver tamanho horror nessas cenas!! A Disney sempre pegando pesado com seu satanismo e mensagens subliminares...

    ResponderExcluir