Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Os 57 anos da DisneyLand!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Disneyland Park Logo.svg


Ficheiro:Sleeping Beauty's Castle 2008.JPGPara todos que vem a este lugar feliz: Bem-vindo. Disneyland é a sua terra. Aqui os adultos revive lembranças do passado, e aqui os jovens podem saborear os desafios e as promessas do futuro.Disneyland é dedicado aos ideais, os sonhos, e os fatos que criaram a America, com a esperança de que será uma fonte de alegria e inspiração para todo o mundo. - Walt Disney, 17 de Julho de 1955
A 57 anos atrás nascia a DisneyLand. O primeiro parque temático da Disney, tendo supervisão direta e sendo idealizado pelo próprio Walt Disney. 
A ideia de criar a DisneyLand, surgiu em meados dos anos 40, quando Walt observava as suas filhas, Diane e Sharon, brincarem no Griffith Park em Los Angeles, e ali ele imaginou um parque temático onde adultos e crianças pudessem brincar juntos, mas o sonho só ia se tornar realidade vários anos mais tarde. 

                                                                                     (Walt, no período de construção do parque)

Muitas pessoas escreviam cartas para a Disney, com interesse em ir visitar os estúdios de animação. Walt logo percebeu que um estúdio de cinema funcional tinha pouco a oferecer aos animados visitantes. Isso logo fez ele pensar em criar um local, perto dos estúdios em Burbank, para aqueles que os visitavam. A ideia evoluiu para um pequeno parque infantil temático, que Walt já tinha sonhado antes. O parque inicialmente se chamaria ''Mickey Mouse Park'', que ficaria em um espaço de 8 acres. Assim, Walt passou a visitar outros parques para se inspirar em ideias, inclusive viajou para outros países como a Dinamarca e a Holanda. Quando ele começou a criar o conceito e o design do parque, tudo ficou tão grande que não caberia em 8 acres.


Walt contratou um consultor para medir a área adequada para localizar o parque temático. Acabou que a Disney adquiriu 160 acres de laranjais em Anaheim, em Los Angeles.
Arquivo: WaltDisneyplansDisneylandDec1954.jpg (Walt Disney -no centro-, mostrando aos funcionários o planejamento para o layout da DisneyLand em Dezembro de 1954)

Havia dificuldades no orçamento do projeto, e a Disney resolveu investir em outras áreas, além do cinema, para conseguir financiamento para o parque. Walt decidiu usar a televisão, e assim criou o programa chamado DisneyLand, que foi transmitido pela então novata emissora, a ABC. Em troca, a rede concordou em ajudar a financiar o projeto. Além disso, a Disney alugou muitas lojas, e empresas externas. 
A Disney, seguindo o conselho da ABC, mudou o nome do parque para DisneyLand, quando a escavação do parque começou. A construção se iniciou em 16 de Julho de 1954 e custou 17 milhões para ser concluído. O parque foi inaugurado um ano e um dia depois. 


A inauguração do parque, aconteceu no Domingo, em 17 de Julho de 1955, e foi aberto apenas para convidados e a imprensa. Apesar de 28.000 pessoas terem participado do evento, apenas a metade eram convidados, o resto estavam com bilhetes falsificados. DisneyLand foi aberto para o público em geral no dia seguinte, com apenas 20 atrações. 

File: vista aérea Disneyland em 1956.jpg (DisneyLand, foto de 1956)

O parque é dividido em ''terras'', parques temáticos que, inicialmente eram apenas esses quando inaugurados:
Main Street, EUA: concebido para se assemelhar a um Centro das cidades, no ínicio do século 20;
Adventureland: com floresta temáticos aventuras;
Frontierland: ilustrando uma fronteira do Velho Oeste, americano;
Fantasyland: trazendo vida a personagens e lugares dos filmes animados da Disney.
Tomorrowland: uma visão otimista do futuro.

Desde a sua abertura inicial, as áreas que foram adicionadas:
Em 1957, Holidayland , um 9 acres área de lazer, incluindo um circobeisebol que foi fechado no final de 1961.
Em 1966, New Orleans Square , com base no século 19 de New Orleans .
Em 1972, Bear Country, gira em torno do tema nas florestas montanhosas do sul-americano. Ele foi rebatizado mais tarde de Critter Country e adicionados temas  de Splash Mountain 's de A Canção do Sul. 
Em 1993, Mickey Toontown , temático que fica em torno do Toontown inspirado no filme Uma Cilada para Roger Rabbit .

Arquivo: Disneyland principal Street.jpg

Logo após ter sido inaugurado, o parque trouxe um lucro extraordinário. A DisneyLand recebe atualmente  mais de 15 milhões de visitantes por ano, que gastam um total próximo a três bilhões de dólares.
Vários anos depois da inauguração da Disneyland, a Walt Disney Company construiu grandes parques temáticos na Flórida, França, Japão e Hong Kong. Desde a sua inauguração, o parque de Anaheim já recebeu mais de 600 milhões de visitantes, incluindo chefes de estado e membros da realeza europeia. O tornando o parque temático mais visitado do mundo. 

DisneyLand foi o último sonho de Walt Disney que ele viu se tornar realidade, já que o Walt Disney World que ele também idealizou, foi inaugurado depois da sua morte. Então, os 57 anos da DisneyLand não serve apenas para celebrar este único parque, mas para também lembrar do legado deixado pelo seu criador.

 

"O Mundo de Ontem, de Amanhã e da Fantasia" - Slogan da DisneyLand





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Não sei pq mas esse slogan da Disney mexe com o meu coração....realmente o mudo da fantasia existe!

    ResponderExcluir
  2. Um lugar extremamente mágico! Quem nunca sonhou em conhecer a DisneyLand?

    Há pessoas que nascem pra fazer história, Walt Disney é uma delas.

    ResponderExcluir