Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Dama e o Vagabundo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...File: Lady-e-tramp-1955-poster.jpg A Dama e o Vagabundo é um clássico Disney, lançado em 22 de Julho de 1955.  Sendo dirigido por Wilfred Jackson,  Hamilton Luske e  Clyde Geronimi, e produzido por Walt Disney. O desenho foi a primeira animação filmada em CinemaScope, e com tela Widescreen.
Para quem não sabe, CinemaScope foi uma lente anamórfica utilizada para gravar filmes em Widescreen.        A lente anamórfica estica a imagem verticalmente para cobrir o quadrado do filme, resultando em maior qualidade. Veja o exemplo abaixo:

File: ilustração lente anamórfica sem stretching.jpg (tela widescreen sem CinemaScope)

File: ilustração com lente anamórfica stretching.jpg (tela widescreen com CinemaScope)


A história é centrada em um romance entre uma cadela Cocker Spaniel antropomórfica e feminina, chamada Lady, que vive com uma família de classe média-alta, e um cachorro de rua também antropomórfico chamado de Vagabundo.


  • História
Em 1937, o Disney Legend Joe Grant,  mostrou a Walt Disney o esboço que ele tinha feito de sua cachorra, uma Spring Spaniel, que se chamava Lady. Walt gostou dos esboços e pediu para Grant construir um storyboard com eles. Mas quando Joe Grant voltou com as suas pranchas, Walt Disney não tinha ficado satisfeito com o trabalho dele e pediu para a ideia ser arquivada.
6 anos depois, Walt leu um conto escrito por Ward Greene, chamado ''Happy Dan, The Dog Whistling''.     Ele estava interessado na história e comprou os direitos de Ward.
Em 1949 Joe Grant deixou os estúdios Disney. Mais os animadores e roteirista que trabalham em a dama e o vagabundo, se basearam nos esboços de Grant e na história, que tinham sidos arquivados a 12 anos.
Em 1953 os roteirista já tinham uma história solida nas mãos, se baseando no storyboards de Grant e no conto de Ward. Por não ser 100% baseado em um conto, A dama e o vagabundo é considerado por alguns, o primeiro desenho original da Disney.




A famosa cena do espaguete foi desenhada pelo Nine Old Men, Frank Thomas, e é bastante parodiada hoje em dia.
Uma curiosidade é que O vagabundo, antes de ter este nome como definitivo, foi sugerido que se chamasse Homer, Rags e Bozo. Os animadores pensaram que o nome ''vagabundo'' não seria aceitável pelo público. Mas quando Walt Disney aprovou a escolha, os desenhistas consideram e aceitaram o nome. 




Na época do seu lançamento em 1955, o filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais do quer qualquer outro animado da Era de Ouro Disney desde Branca de Neve e os sete anões.
Porém, o filme recebeu críticas negativas. Os críticos chegaram a dizer que o trabalho dos artistas estava abaixo do nível do estúdio, e que as dimensões dos cachorros eram de ''hipopótamos''.
Mas hoje o filme é considerado uma perolá Disney. O American Film Institute (AFI) colocou A dama e o vagabundo na 95º posição, na lista ''100 anos...100 paixões''. Sendo que junto com A Bela e a Fera - que ficou na 34º posição - é os dois animados a aparecer na lista.
Além de ter sido indicado a melhor musical, melhor animação, melhor canção e melhor filme pelo AFI.


Nada melhor para encerrar esta postagem do quer o jantar romântico de Lady e o Vagabundo ao som de Bella Notte! Até o próximo post! 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Que post fantástico Bia!
    Eu adoro A Dama e o Vagabundo; esse desenho fez parte da minha infância (e acredito que de muitas outras pessoas) É um clássico indispensável pra quem é fã do trabalho de Walt Disney.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme fez parte da minha infãncia também, e eu o adoro. ótimo post :)

    oi bia, sou eu, Gabriel, lá do blog Monte olimpo. não sei se você já viu, mas eu fiz um post sobre o vídeo "suicide mouse", e gostaria de ter a opinião de uma fanática por disney como vc. passa lá!

    http://monteolimpoblog.blogspot.com/

    bjs.

    ResponderExcluir