Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Peter Pan

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 Peter Pan é o 14º Clássico Disney lançado em 05 de Fevereiro de 1953, sendo produzido por Walt Disney, e baseado na peça ''Peter Pan, or the Boy Who Wouldn't Grow Up'', de JM Barrie.
Peter Pan foi último filme da Disney a ser distribuído pela RKO; Depois Walt Disney fundou a sua própria empresa de distribuição: Buena Vista Distribution. Peter Pan também é o último filme do estúdio ater a presença de todos os seus animadores chaves: Nine Old Men.

O animado conta a história de Peter Pan; um menino que se recusar a crescer e que vive na Terra do Nunca.   Peter acaba conhecendo a casa da família Darling, em Londres; Onde Wendy, a filha mais velha do casal, acredita que ele exista, e já convenceu seus irmãos, João e Miguel. Aproveitando a ausência dos pais das crianças, Peter vai na casa dos Darling, e leva Wendy e seus irmãos em uma aventura na Terra do Nunca. Uma ilha perdida que é o lar da fada amiga de Peter, Sininho, os Garotos Perdidos, e os maquiavélicos piratas liderados por Capitão Gancho. 



Peter Pan foi uma das histórias favoritas de Walt Disney, e em 1935, ele já tinha a intenção de adapta-la as telas depois do lançamento de Branca de Neve e os Sete Anões. No entanto, Walt não conseguiu os direitos da peça; Só quatro anos mais tarde, depois que ele chegou a um acordo com o Great Ormond Street Hospital, a quem Barrie tinha dado direitos sobre a peça. 
O desenvolvimento da historia começou no fim de 1939, e se pretendia que fosse o quarto filme da Disney, depois de Bambi e Pinóquio. (Bambi acabou sendo o quinto filme, e Pinóquio o segundo)
Durante este tempo, a Disney explorou diversas possibilidades de como a história deveria ser interpretada. Na versão mais antiga do roteiro, o filme começaria contanto a história de Peter Pan. Mas em uma reunião em 20 de Maio de 1940, Walt disse: ''Devemos ir direto para história em si, onde Peter Pan chega a casa para obter sua sombra. É ai que a história começa. Como Peter veio a ser, já e outra historia...'' Walt também considerou a ideia de Peter chegar a casa de Wendy, para sequestra-la como uma mãe dos Garotos Perdidos. Eventualmente, Disney achou que a ideia de  sequestro era muito escura e voltou a ideia da peça de Barrie, onde Peter vem para obter a sombra, e Wendy estar ansiosa para conhecer a Terra do Nunca. 

Em um ponto do desenvolvimento, havia uma festa no esconderijo de Peter, onde Sininho seria humilhada, e em sua raiva, diria a Capitão Gancho o esconderijo de Peter por vontade própria. Porém, Walt Disney achou que ela tinha ''ido longe demais'' e mudou para Capitão Gancho sequestrar Sininho e força-la a dizer. 

Há um ponto da peça de Barrie, que é colocado veneno em uma bebida de Peter, e Sininho bebe para salvar a vida dele, e depois é ressuscitada sobre os aplausos da pessoas no teatro.                             Depois de muito debate, Walt decidiu que seria muito difícil adapta a cena para as telas. A maioria das cenas que foram excluídas de Peter Pan, foram consideradas ''escuras demais'', como cenas envolvendo Capitão Gancho sendo morto por um crocodilo, a família Darling em luto pelos seus filhos desaparecidos, entre outras.

Então, em 07 de dezembro de 1947, os Estados Unidos entraram para Segunda Guerra Mundial. No dia seguinte, os militares americanos assumiram o controle do estúdio, para produzir propagandas militares, o que obrigou Peter Pan, assim como Alice no Pais das Maravilhas, A Canção do Sul, entre outros, a ser colocado em espera. Quando a guerra terminou em 1945, o estúdio estava endividado e passou a produzir ''filmes pacotes'' (um longa metragem composto por diversos curtas, que estão ligados em um tema só, ou não) para se sustentar. Só em 1947, com a saúde financeira da Disney começou a melhorar novamente,  que a produção real de Peter Pan começou; apesar de Roy O. Disney não achar que Peter Pan teria sucesso em bilheterias.

Peter Pan Disney – FilmeHá rumores de que Sininho foi baseada em Marilyn Moore, mas na verdade, o seu design foi baseado na modelo de referencia, Margaret Kerry.               Kerry posou para as fotos que serviram de base para Marc Davis e sua equipe, desenhar a personagem.
Bobby Driscoll, que dublou Peter Pan, também serviu de modelo de base para Peter. Porém, as referencias das cenas de voos de Peter, tiveram como base o bailarino e coreografo, Roland Dupree.
Da mesma forma, Hans Conried, que dublou Capitão Gancho e Mr. Darling, também realizou referencias para estes personagens. 

Os animadores usaram como guia as filmagens em live-action, como estudo do movimento humano nas cenas necessárias. Por exemplo: ''Até que ponto se deve virar a cabeça quando um personagem olha por cima dos ombros?"'. Milt Kahl, o supervisor de Peter Pan e as crianças Darling, que a cena mais difícil de animar foi a dos personagens flutuando no ar.


Peter Pan foi lançado em 5 de Fevereiro de 1953, e foi um sucesso de bilheteria, sendo a maior bilheteria de 1953, e foi bem recebido pelos críticos sendo indicado ao Festival de Cannes. 

Para encerrar...You Can Fly!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Impossível não gostar de Peter Pan. Me lembro que antigamente tinha uma coleção que dava um livro e uma fita k7 dos clássicos da Disney. Eu adorava ouvir as histórias, a trilha sonora é um espetáculo a parte. Muito bom seu post; me fez relembrar bons tempos...

    *Os pôsteres da Techncolor são incríveis não?

    ResponderExcluir