Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

101 Dálmatas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


''Cento e Um Dálmatas'', abreviado para 101 Dálmatas, é um clássico Disney lançado em 25 de Janeiro de 1961, baseado no romance de Dodie Smith, produzido por Walt Disney.
O enredo gira em torno do destino de filhotes de dálmatas de Anita e Roger, que são perseguidos por Cruella De Vil, que quer os cachorros para fazer um casaco de pele com o pelo deles.



Em 1956, durante a produção de A Bela Adormecida, Dodie Smith escreveu Cento e Um Dálmatas, esperando que Walt Disney fizesse uma adaptação da historia. Para sua sorte, Walt Disney leu o livro, e se apaixonou tanto pela história, que imediatamente pediu os direitos em 1957, tendo conseguido no mesmo ano. Disney pediu para Bill Peet escrever a história, fazendo de 101 Dálmatas, o primeiro animado da Disney escrito apenas por um homem.

Após o fracasso de A Bela Adormecida nas bilheterias, foi feita reuniões para fechar o departamento de animação da Disney. Naquela época, Walt já tinha expandido a Disney para o ramo de filmes em live-action, televisão e outras mídias, mas ele não queria abrir mão do departamento de animação, porque ele tinha construído a empresa em cima dele. Ele queria continuar produzindo animação mais precisava cortar os gastos.

Ub Iwerks, responsável pelo processo especiais no estúdio, juntou a xerox e fotografia, para ajudar na animação. Em 1959, ele tinha modificado uma câmera de xerografia para transferir os desenhos dos animadores para os cels eliminando o processo de tinta, e preservando a espontaneidade dos elementos a lápis. A introdução da xerografia facilitou a reprodução gráfica, ao preço de ser incapaz de se desviar de um contorno irregular por causa das limitação tecnológicas da época. (E era tempo de economizar dinheiro)
Está técnica de Ub Iwerks foi de grande ajuda para animar os cães. Segundo Chuck Jones, Disney foi capaz de diminuir o preço de 101 Dálmatas até a metade do que ele custaria originalmente.


 A produção do filme também marcou uma mudança no estilo gráfico da Disney.  A Bela Adormecida, foi mais gráfico, e com um estilo angular, diferente dos outros filmes da Disney, e está foi a visão escolhida para 101 Dálmatas, e na maioria dos filmes seguintes.         Os animadores de fundo, pintavam os moldes, e depois usavam a câmera de xerografia modificada por Iwerks. Walt Disney não gostou do olhar artístico de 101 Dálmatas. Ele sentia que estava perdendo o elemento de fantasia  de seus filmes animados. 



O diretor de arte, Ken Anderson, se sentiu magoado com isto; Walt perdou Ken, em sua última viagem ao estúdios Disney no final de 1966. Anderson contou a história da viagem em uma entrevista:
''Ele parecia muito doente, e eu disse: ''é ótimo vê-lo, Walt'', e ele disse: ''Sabe aquela coisa que você fez nos Dálmatas...' Ele não disse mais nada, só me deu aquele olhar e eu sabia que tudo estava perdoado, e na sua opinião, talvez eu não tenha feito um trabalho ruim assim, em 101 Dálmatas. Esta foi a última vez que eu o vi, e algumas semanas mais tarde, eu soube que ele tinha morrido.'' 


Como foi feito em outros animados da Disney, Walt contratou atores para fazer as cenas ao vivo, que iam servir de referencia para os animadores. A atriz, Helene Stanley, realizou a referencia live-action para Anita. Ela fez este mesmo papel em Cinderela, como a personagem-título, e Aurora em A Bela Adormecida.
E diferente dos outros clássicos Disney, 101 Dálmatas só apresenta três canções, sendo ''Cruella De Vill'' a única de destaque. 



101 Dálmatas foi lançado pela primeira vez nos cinemas em 25 de Janeiro de 1961. Mas tarde, foi lançado quatro vezes em: 1969,79,85 e 91. No seu lançamento original, o filme foi uma das maiores bilheterias de 1961, tendo arrecado 6,1 milhões nos E.U.A, e teve poucas críticas negativas.                                                   Cruella De Vil, é considerada pelo American Film Institute, uma das maiores vilãs de todos os tempos, ficando na 39º colocação.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: