Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

domingo, 23 de outubro de 2011

Disney Princesas: As Princesas da Renascença

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Continuação de Disney Princesas: As princesas de Walt, agora falando das princesas da Disney Renascença: 


Ariel

img-arielAriel, estrela de A PEQUENA SEREIA (1989) é a personagem que mais uma vez salvou o estúdio da falência e ofereceu a ele uma nova chance, aproveitada com a realização de produções tão espetaculares quanto esta, a exemplo de A BELA E A FERA (1991) e ALADDIN (1992). O valor histórico e financeiro incalculável deste filme está relacionado á renascença que promoveu no estúdio, depois de fracassos como O CALDEIRÃO MÁGICO (1985).
A popularidade da Ariel não está relacionada ao fato dela ser uma princesa, e sim ao seu carisma, á sua simpatia, seu espírito livre, divertido e curioso.  É como se ela fosse uma princesa com personalidade igual á da garota espectadora. Mas Ariel também é imponente e corre atrás do que quer. Desobedece a todo o reino para realizar o seu sonho, passando por cima de todos os obstáculos. Embora o exemplo de determinação e coragem dentre as heroínas da Disney seja normalmente Bela, Ariel foi a heroína mais forte até o momento e presença garantida no podium das personagens mais queridas e populares do estúdio.
Ariel também é a única princesa da franquia que estrela seus próprios produtos, como artigos de praia para crianças. Um problema “enfrentado” por ela na franquia é que em algumas imagens promocionais é complicado enquadrá-la como sereia no meio de outras princesas,  e embora ela ainda tenha uma enorme quantidade de apairições nos produtos, é menos frequente que Cinderela e Branca de Neve.
Outras provas da gigantesca popularidade da Ariel são sua afiliação á National Marine Sanctuary Foundation como a representante da Ecologia marinha e uma pesquisa feita por uma revista americana que a apontou como a ruiva mais popular do planeta de todos os tempos. Além disso, dentre as dez personagens, Ariel foi a que apareceu em mais produções: Além do filme original, protagonizou dois outros filmes (A PEQUENA SEREIA II – O RETORNO PARA O MAR, onde conhecemos sua filha Melody, e A PEQUENA SEREIA – A HISTÓRIA DE ARIEL, onde conhecemos sua mãe Athena), e uma série de TV com mais de 30 episódios e 3 temporadas (foi também a primeira série inspirada em um filme da Disney).
Embora á primeira vista o jogo de cores de Ariel (verde, vermelho e roxo) pareça estranho, traduz a vivacidade e brilho da personagem (um detalhe é que a cor da sua cauda é exclusiva, ou seja, não pode ser vista em nenhum outro lugar, tanto que o nome da cor é “Ariel”).
Galeria de imagens da Ariel (Clique para ampliar)
lm1 lm2 lm3
Produtos da Ariel – Bicicleta, caderno e jogo (Clique para ampliar)
ariel-bikeariel2 ariel-game

Bela

belleBela é a heroína do longa de animação A BELA E A FERA, lançado nos cinemas em 1991. O seu filme é um dos mais aclamados da Disney por ser o primeiro animado a receber uma indicação para o Oscar de melhor filme, além de estar entre os favoritos de boa parte dos fãs e ter uma excelente trilha sonora premiada com dois Oscars. O status do filme é, portanto, um fator inquestionável para a popularidade de Bela.
Uma grande quantidade de garotas poderá se identificar fisicamente com Bela e seus cabelos e olhos castanhos, diferente de Ariel, que é ruiva e tem olhos azuis. Bela também é a heroína de personalidade mais forte na Disney.  A mais corajosa, a mais determinada, e por isso conquista um grupo de fãs em especial. Branca de Neve e Aurora dependeram de um príncipe para acordar e ter seu final feliz, Cinderela e Ariel tinham como motivo de sua luta a busca pelo amor, mas o objetivo principal de Bela é outro: Ter aventuras e fazer descobertas. Por acaso, ela conhece a Fera e as coisas mudam um pouco.
A grande parcela das garotas que sonham com seu príncipe encantado e em viver um conto de fadas deverá se sentir bem mais atraída por Aurora, Cinderela ou até mesmo por Ariel, mas aquelas de pensamento diferente vão se identificar com Bela.
Bela não satisfaz o perfil de uma princesa reservada, composta e delicada como Aurora, nem é tão divertida e brincalhona quanto Ariel, nem tão sonhadora quanto Cinderela e Branca de Neve, o que de certo modo faz dela uma personagem á parte no grupo de princesas da Disney e prova a diversidade de personalidades no grupo.
Galeria de imagens da Bela (Clique para ampliar)
bef3 bef beb
Produtos da Bela – Relógio, sandálias e boneca (Clique para ampliar)
bela-relogiobela-boneca belle-sandals

Jasmine

jasmineJasmine é a heroína de ALADDIN (1992), um dos animados mais queridos da Disney. Vencedor dos Oscars de melhor trilha sonora e melhor canção original, o animado firmou o início de uma nova era de ouro da animação dos estúdios Disney depois de outros megasucessos como A PEQUENA SEREIA (1989) e A BELA E A FERA (1991).
Mas o fato é que Jasmine é uma das princesas com menor popularidade do grupo, pois o seu filme não tem um status tão elevado quanto vários dos outros e a sua participação na história é pequena em relação á maioria das outras personagens. Outro fator é que ela não é a típica princesa europeia, e sim filha de um Sultão.
Mas não falta personalidade em Jasmine. Ela é rebelde, decidida e determinada e não aceita imposições que não lhe agradam. A sua inocência e o seu desejo de viver livremente fora dos muros do palácio são satisfeitos por Aladdin, que em um dos mais belos números musicais da Disney a leva em um tapete mágico para além dos muros do palácio. Uma característica interessante em Jasmine é vê-la inocentemente pegando uma maçã de uma banca na feira para entregá-la a um garoto com fome, sem saber que era preciso pagar, e depois notar a sua esperteza em outros aspectos, quando descobre a verdade sobre Aladdin.
Um fator que favorece Jasmine é a sua aparência, com a qual uma grande quantidade de garotas poderá se identificar: Cabelos pretos e olhos castanhos.
Jasmine é a última grande princesa da Disney. Pocahontas (do filme homônimo, 1995) e Mulan (do filme homônimo, 1998), embora integrem o time oficial de princesas fazem apairições em produtos muito raramente, sendo que a segunda sequer é uma princesa.
Galeria de imagens da Jasmine (Clique para ampliar)
aladdin54 aladdin56aladdin27
Produtos da Jasmine – Camiseta, boneca e miniaturas (Clique para ampliar)
jasmim-blusajasmim-bonecaminiaturas

Pocahontas

pocahEmbora seja uma integrante oficial do time de princesas da Disney, Pocahontas não tem esta condição reconhecida por uma grande quantidade de pessoas, pois é muito raro ver suas imagens em produtos. Isto se deve ao fato de que Pocahontas é diferente de todas as princesas da Disney, pois não descende da realeza europeia – é filha de um chefe indígena, e embora existam alguns momentos divertidos no filme protagonizados por ela, no geral Poahontas é séria. Seu filme não foi baseado em contos de fadas, como CINDERELA ou A PEQUENA SEREIA, e sim em uma história real. Tudo isto contribuiu para que, junto com Mulan, Pocahontas se tornasse a princesa mais esquecida do estúdio.
É estranho observar que Bela, mesmo sendo decidida, corajosa e teimosa, alcance grande popularidade, enquanto Pocahontas, possuindo estas características ainda mais acentuadamente, não seja tão querida. Isto está muito relacionado á popularidade dos filmes: Não é segredo para ninguém que A BELA E A FERA tem um prestígio e apelo popular muito maior que POCAHONTAS.
A intenção da equipe do filme não era fazer uma heroína tão jovem quanto Ariel, por exemplo: Pocahontas não é uma adolescente, e sim uma mulher, que foi capaz de salvar todo o seu povo de um choque cultural. Tal feito não convenceria sendo feito por uma garota de quinze ou dezesseis anos.
A sabedoria também é uma característica marcante nesta personagem. A sua canção “Colors of the wind”, premiada com o Oscar de melhor canção original em 1996, traz uma complexa mensagem sobre a preservação do meio ambiente e amor a todos os seres vivos. Pocahontas também pode ser tida, portanto, como uma defensora do planeta.
Embora tenha um propósito diferente das princesas dos filmes da Disney, Pocahontas se torna uma heroína excepcional se interpretada da maneira certa.
Galeria de imagens de Pocahontas (Clique para ampliar)
poca1 poca2 poca3
Produtos de Pocahontas  – Bonecas e miniaturas do filme (Clique para ampliar)
poca-dollpoca-doll2 poca-minn

Mulan

mulan-cliEm um caso muito semelhante ao de Pocahontas, Mulan é uma integrante oficial do time de heroínas Disney, embora apareça muito pouco nos produtos da franquia. Ainda asssim, Mulan ainda pode ser vista em mais licenciamentos do que a princesa indígena.
Dentre as dez componentes do time, Mulan é a única que definitivamente não é uma princesa, apenas vem de uma família de prestígio. No seu filme (MULAN, 1998), ela se veste de homem para entrar no exército chinês para combater os Hunos no lugar do seu pai, que morreria se fosse á batalha.
Em sentido literal, é a única guerreira do time e certamente a mais decidida, rebelde, inteligente e corajosa.  Tomaram muito cuidado em seu desenvolvimento para que a personagem não perdesse sua feminidade, pois passa a maior parte do filme vestida de homem e lutando. O resultado final nos agraciou com uma das melhores heroínas do estúdio.
De qualquer modo, Mulan não é tão graciosa quanto Branca de Neve ou Cinderela, e seu jeito mais espafatalhoso lembra mais Ariel, de A PEQUENA SEREIA. Um exemplo disso ocorre na cena em que tenta surpreender a casamenteira.
Galeria de imagens de Mulan (Clique para ampliar)
mulan-cena1 mulan-cena2 mulan-cena3
Produtos de Mulan  – Bonecas e miniaturas do filme (Clique para ampliar)
mulan1 mulan-2mulan-do

A terceira parte falara das novas princesas do estúdio: Tiana e Rapunzel. Bye!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Curti teu blog, e valeu por passar pelo meu!

    ResponderExcluir
  2. Que post incrível!
    De todas que citou neste post, a minha preferida é a Mulan. Acho que foi uma das personagens mais diferentes que os Estúdios Disney criaram. A história é linda e a personagem encantadora.

    ResponderExcluir
  3. cade a tiana ae a rapunzel

    ResponderExcluir
  4. Elas estão em outro post, que a última parte da série ''Disney Princesas''. O nome do post é Disney Princesas: As novatas. Aqui o link: http://cantinhodisney.blogspot.com/2011/10/disney-princesas-as-novatas.html

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde meninas!!
    O blog está lindo, parabéns! Adoro as princesas!! Queria ser uma, kkkkkkk
    Meus pais me deram essa cama, para que eu realmente me sentisse como uma princesa: http://www.tricae.com.br/cama-princesas-disney-star-com-dorsel-pura-magia-16119.html
    E deu certoooo! :)

    Beijinhos Ju

    ResponderExcluir
  6. Olá como você está eu tanto eu sou novo para o Português eu ouço esta gostando meu blog e eu vou fazer um seguidor do hey se você quiser alguns bilhetes por favor coloque o seu blog em espanhol porque se eu não for muito interessado em usar Português a comentar sobre o seu blog sem ofender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog tem tradutor onde vc pode traduzir para espanhol :)

      Excluir
    2. Olá ouve Beatriz se você quiser você pode parar por meu blog Este é o endereço do meu blog http://rincondedisneyyanmie.blogspot.com/ mas é apenas em espanhol mas também tem um tradutor se você quiser ver as entradas em Português se você quiser pode comentar em espanhol

      Excluir