Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

domingo, 9 de outubro de 2011

Aristogatas - O último projeto de Walt

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  Aristogatas, foi a 20º animação dos estúdios Disney, sendo lançando nos E.U.A em 11 de Dezembro de 1970. Foi dirigido pelo Nine Old Men, Wolfgang Reitherman, e foi a última animação a ser aprovada por Walt Disney, e a primeira a ser lançada depois da sua lamentável morte em 1966.
O filme é baseado numa história de Tom McGowan e Rowe Tom, e gira em torno de uma família de gatos da alta sociedade francesa que, com ajuda de um gato de rua e sua turma, tentam achar o caminho de casa depois de serem sequestrados pelo mordomo.




Depois de Walt Disney ter dado a partida para a produção de Aristogatas, como eu disse, ele faleceu.                                          É claro, que a equipe ficou em choque e meio perdida. Agora que seu líder tinha morrido.
Walt Disney que sempre produzia os filmes, foi substituído na produção dos Aristogatas por Winston Hibler. Que tinha feito a história de Peter Pan, A Bela adormecida entre outros clássicos. Wolfgang além de dirigir, também produziu o filme ao lado de Hibler. Todo o apoio era bem vindo neste tempo difícil.
Outros Nine Old Men's, foram trabalhar em Aristogatas depois da morte de Walt:.Como, Ollie Johnston, Milt Kahl, que desenhou o mordomo Edgar, Frank Thomas, que contribuiu com a história, e Eric Larson.
Além deles, os produtores chamaram os animadores que estavam trabalhando na Disney, no mínimo 25 anos.
O motivo era que os produtores não queriam de jeito nenhum, que a Disney caísse. A partir de agora, o sucesso da Disney daí em diante, dependeria dos seus animadores.



Richard e Robert Sherman, que tinham feito a trilha sonora de Mary Poppins, Mogli e A espada era lei, fizeram uma música tema para os Aristogatas, encerrando de vez o seu contrato de 8 anos com o estúdio.   Eles voltariam a trabalhar na Disney em As Aventuras de Ursinho Puff.
Acabou que, Aristogatas levou quatro anos para ser produzido, e custou 4 milhões de dólares. Altíssimo para uma animação na época. As pessoas chegaram a pensar que o estúdio não ia produzir mais animações depois da morte de Walt. Mais os talentosos desenhistas deram a volta por cima.                                                                                

Assim, Aristogatas foi um sucesso de bilheterias, tendo a Disney lançado uma revista em quadrinhos com os personagens do filme.
Aristogatas também foi a última animação da Era de Ouro Disney. Já que na década de 70, muitos animadores se aposentaram, como os Nine Old Men. Deixando a Walt Disney Animation Studios, que já estava sem Walt, praticamente perdida. O interesse do público pelas animações do estúdio, diminuiu drasticamente. Já que os desenhos estavam muito ''razoáveis'' na década de 70 e 80.
O jeito foi investir em novos talentos; Assim, Eric Larson e Jules Angel fundaram o Programa Experimental na Universidade da Disney, a California Institute of the Arts.

Como vocês já sabem, de lá saíram Andreas Deja, Glen Keane e outros grandes animadores, que contribuíram para a Disney Renascença, que começou com A Pequena Sereia em 1989, e terminou com Tarzan em 1999.
            


Porém, Era de Ouro com Walt Disney e Nine Old Men, só teve uma; E é bom assistir Aristogatas para ver a sorte que nossos avós tiveram em ver o trabalho de esforçados e talentosos artistas. E o melhor de tudo; se encantar em ver a última ideia de Walt virando realidade.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Mais um clássico que eu não me canso de ver, rever ... Quando fiz um post sobre esta animação, não sabia que era a última feita por Walt Disney. É uma obra prima. Seu post ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  2. valeu Rubi, mas Aristogatas foi a última animação a ter sido aprovada por Walt Disney. A última animação que ele fez foi Mogli! Bjoos

    ResponderExcluir
  3. Tem razão Beatriz. A última animação que Walt participou foi Mogli.

    ResponderExcluir
  4. amo demais os clássicos da disney e o meu maior sonho e conhecer a disney ,tenho uma filha de 5 anos que também ama todos os desenhos .agora devo confessar que ando meia decepcionada com certos desenhos .cuidado as crianças não podem receber muita violência.

    ResponderExcluir