Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Disney Princesas: As Princesas de Walt

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escrito por equipe do animatoons br:


Introdução

Talvez as pessoas não parem para pensar nisso, mas o que vemos nas lojas em produtos como os das imagens abaixo são personagens de 50, 60 ou até 70 anos, que até hoje mantém sua popularidade. A franquia Disney Princess é uma das mais rentáveis para a empresa, tanto quanto a Turma do Pooh e a do Mickey. Mais do que isso, estas personagens viraram modelos para as meninas do mundo inteiro.
Algumas heroínas, como Branca de Neve (de BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES), Cinderela (do filme homônimo) e Ariel (de A PEQUENA SEREIA) já se tornaram parte da cultura popular e objeto de admiração de qualquer menina: Delicadas, sonhadoras e habitantes de um mundo de sonhos imaginário, não poderia ser diferente. Que garotinha de 7 anos não gostaria de ser despertada por um príncipe encantado, e levada por ele para seu palácio em um cavalo branco? Embora esta visão pareça um pouco antiquada ainda predomina nos dias de hoje.
A franquia surgiu em 1999, quando Andy Mooney, depois de deixar a Nike (fabricante de produtos esportivos) e se juntar a Disney e observar pesquisas que mostravam que em várias das brincadeiras das meninas, elas faziam de conta que eram princesas. Mas não queriam ser qualquer princesa, queriam ser uma princesa da Disney, principalmente Branca de Neve, Ariel ou Cinderela. Assim, um time de oito heroínas (Ariel, Bela, Cinderela, Jasmine, Branca de Neve, Aurora, Mulan e Pocahontas) foi reunido numa das mairoes franquias já criadas pela Disney que já rendeu mais de $4 bilhões de dólares para os cofres.
Vamos adentrar agora no mundo de cada uma das princesas da Disney: Branca de Neve, Cinderela, Aurora (A BELA ADORMECIDA), Ariel, Bela (A BELA E A FERA) e Jasmine (ALADDIN).
Nota: Esta parte fala das princesas criadas na época em que Walt Disney estava vivo. 

Branca de Neve

bdn-clipBranca de Neve e a sua história encantadora vêm cativando todas as gerações desde 1937, quando deu o ar de sua graça nos cinemas como o primeiro desenho animado colorido da história e o primeiro do gênero nos EUA.  Foi seu sucesso que estimulou Walt a continuar produzindo desenhos animados durante as décadas seguintes.
Embora no filme ela seja aclamada como “a mais bela de todas”, Branca de Neve não está entre as princesas mais atraentes da Disney por diversos fatores. Um deles é a época em que o desenho foi produzido, uma época na qual o padrão de beleza da mulher era totalmente diferente dos dias de hoje.
Outro é que era ordem do próprio Walt fazer a princesa parecer uma jovem  inocente de 14 anos, não uma mulher esbelta e atraente. Walt Disney descrevia a personagem como uma vizinha graciosa, jovem e alegre que poderia muito bem ser uma princesa. Para que sua voz soasse jovem, Walt recusou estrelas como Deanna Durbin (então com 30 anos) e favoreceu a jovem cantora de ópera Adriana Caselotti.
Ainda assim, Branca de Neve tem dignidade e esplendor dignos de uma princesa: Seus movimentos são extremamente sutis e sua voz é delicada.
Outra característica desta personagem é sua passividade. Ela não revida,  não reage: Simplesmente foge, algo que não é muito apreciado nos dias de hoje e difere muito do estereótipo da mulher moderna, mas atribui uma delicadeza ainda maior á princesa.
Na franquia das princesas Disney, justamente pelo seu visual não muito atraente, Branca foi “vítima” de vários retoques e ajustes. Uma rápida comparação entre uma cena do filme e um clip art usado em produtos vai revelar novas curvas no rosto, um tom de pele mais escurecido, um novo formato para o nariz e um corpo mais “enxuto”, o que pode ser considerado um problema, já que é esta imagem “retocada”, diferente do que Walt vislumbrou, que está na mente das crianças.
Galeria de imagens de Branca de Neve (Clique para ampliar)
bdn12 bdn2 bdn3
Produtos da Branca de Neve – Boneca, vestido e mochila (Clique para ampliar)

Cinderela

cindy-concluiApós quase uma década de dificuldades financeiras relacionadas á segunda guerra mundial e ao fracasso comercial de produções ambiciosas como PINÓQUIO (1940), FANTASIA (1940) e BAMBI (1942), foi mais uma vez uma princesa quem permitiu que Walt Disney desse continuidade a seu legado.  Com uma trama simples e cativante, CINDERELA encanta o público hoje em dia do mesmo jeito que fez há 60 anos atrás.
Das três heroínas que Walt Disney trouxe á vida (sendo as outras Aurora e Branca de Neve), CINDERELA é a que participa mais ativamente da história e a que tem mais atitude para atinjir seus objetivos, embora ainda não seja tão ousada. Das três, CINDERELA também é a única que não nasceu com sangue real, casou-se com um príncipe e assim tornou-se princesa. Sonhadora, esperta, bonita, delicada e corajosa, Cinderela é indiscutivelmente a princesa mais querida da Disney.
Embora Branca de Neve sofresse maus tratos e fosse vista lavando o chão do palácio, Cinderela passa a maior parte do filme vestida em trapos, fazendo serviço doméstico e vivendo como uma garota comum, o que permite que as garotas também comuns se identifiquem com ela.
Outro detalhe é que embora seja bem inocente, Cinderela não é tão “angelical” quando Branca de Neve. Ela sabe se impor, levanta o seu pescoço na frente da vilã para mostrar que está certa e dá risadas irônicas do ridículo canto de suas irmãs de criação. Mas estas cenas foram desenvolvidas atenciosamente para manter a dignidade e integridade da heroína.
“Para algumas histórias, uma versão para filme proporciona um espaço mais amplo e adicionar personagens sem danificar o original. Eu não a vejocomo pateta ou estúpida. Ela precisa ser real e tem de ser alguém por quem você sente compaixão”, afirmou Walt sobre a personagem.
Galeria de imagens da Cinderela (Clique para ampliar)
agb1 agb2 agb3
Produtos da Cinderela – Mochila, vestido e jogo (Clique para ampliar)
cindy-mochilacindy-dresscinderela

Aurora

beladAurora, de A BELA ADORMECIDA (1959) é a princesa da Disney sobre a qual temos menos informações. Sua apairição no longa se resume a 20 dos 75 minutos, intervalo no qual conhece o Príncipe Filipe e se apaixona por ele. Na verdade, não seria possível saber se Aurora é submissa, determinada, ou qualquer outra coisa, pois ela não é submetida a nenhuma situação em que precisasse tomar uma atitude. Toda a história é guiada por suas fadas madrinhas Flora, Fauna e Primavera.
Aurora viveu sua vida inteira como camponesa, mas é uma princesa, e mesmo na sua condição de vida ela tem a dignidade de uma rainha. Sua voz, seus movimentos e suas ações são tão delicados que parecem terem sido milimetricamente calculados antes da ação: De fato, a ordem na produção de A BELA ADORMECIDA era fazer uma ilustração animada, o foco não estava nas personalidades. Embora seja sonhadora e tenha apenas 16 anos, Aurora é mais madura que BRANCA DE NEVE e CINDERELA.
O design de Aurora não é nenhum pouco cartunesco e lembra mais uma pessoa real do que qualquer outra princesa, e a sua beleza talvez seja o principal fator que a torna um modelo para as garotas. Claro, elas querem ser bonitas, princesas, delicadas, e resgatadas por um príncipe encantado em um cavalo branco. Tudo isto está presente em A BELA ADORMECIDA.
Portanto, embora não seja nem a mais popular nem a mais querida princesa da Disney, Aurora é  PRINCESA no melhor sentido da palavra, e por isso está nos sonhos de qualquer menina que quer viver um conto de fadas.
Galeria de imagens da Aurora (Clique para ampliar)
sb1 sb2 sb3
Produtos da Aurora – Celular, decoração para cama e jogo (Clique para ampliar)
auroraaurora2 aurora33
Esta é a primeira parte, a segunda vai falar das outras princesas! bye...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário