Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Bela Adormecida - Um Dinheiro Jogado Fora em 1959...Um Tesouro da Animação Hoje

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Arquivo: A Bela Adormecida disney.jpg

A Bela Adormecida foi lançado em 29 de Janeiro de 1959; E custou 6 milhões de dólares *0* a animação mais cara dos estúdios Disney até aquele momento. E ganhou ''apenas'' 7.7 milhões nas bilheterias. Pouco lucro, críticas mistas, e outros lançamentos fracos da Disney entre 1959-1960. Fez a empresa perder o seu primeiro lucro anual em 1960. E demissões em massas foram feitas em todo o departamento de animação. A queixa dos animadores por terem sido demitidos, resultou em várias lendas terríveis sobre Walt Disney. Como o fato dele ser, racista, nazista, anti-semita, alcoólatra, e outras mentiras inventadas por cartunistas revoltados com a demissão.



A produção do desenho começou desde do inicio na década de 50. E foi dirigido por Les Clark, Eric Larson, Clyde Geronimi e Wolfgang Reitherman, produzido por Walt Disney, e baseado no conto de Charles Perrault e na peça de balé de Tchaikovsky.
A história como sabem, narra a vida da Princesa Aurora. Que amaldiçoada quando era apenas um bebe, pela bruxa Maléfica, que disse que no 16º aniversário Aurora ia ferir o dedo num fuso de uma roca e morrer.As três Fadas Madrinhas de Aurora, muda a maldição da morte, para um sono profundo que sera despertado por um beijo de amor, do seu prometido, Príncipe Felipe.                                                                         Para evitar que Aurora fira o dedo num fuso, as fadas madrinhas a isolam do mundo, e a criam na floresta a chamando de Rosa; Enquanto Maléfica faz de tudo para encontra la.



O Conto foi adaptado por Erdman Penner; o desenvolvimento da história ficou a cabo de Winston Hibler, Bill Peet, Ted Sears e Ralph Wright. Eles começaram a desenvolver a história em 1951, as vozes foram gravadas em 1952, e a produção da animação começou em 1953, se encerrando em 1958.
A Bela Adormecida, foi a primeira animação da Disney a usar completamente a técnica de xerografia.         A técnica foi desenvolvida por Ub Iwerks, que consiste em eliminar a fase de pintar os desenhos feitos a mão, e imprimi-los diretamente nos cels. Para quem não sabe, o cel e uma folha transparante sobre o qual e pintado a animação tradicional.
Walt Disney que sugeriu que fosse empregado uma técnica diferente em A Bela Adormecida. O motivo foi que o estúdio já tinha produzido dois clássicos baseados em contos de fadas - Branca de Neve e os sete anões, e Cinderela -  Assim, ele queria que A Bela Adormecida se diferenciasse dos outros filmes de princesa.




A animação se desvia do olhar suave e arredondado empregados anteriormente pela Disney, e ganhar um design mais estilizado. Este filme também significou um futuro de obras de artes mais detalhadas e complexas, que nunca antes foram empregados em uma animação.
Aurora (amanhecer em latim)  é o nome da princesa no Bale de Tchaikovsky; No conto de Perrault, é o nome da filha da princesa. ''Rosa'' que e o nome original da bela adormecida, no conto dos Irmãos Grimm, e que foi empregado no filme como o nome dado pelas fadas madrinhas.
Falando nas fadas madrinhas, Walt Disney queria que elas tivessem a mesma a aparência, mais os animadores veteranos, Frank Thomas e Ollie Johnston, odiaram a ideia, afirmando que elas não teriam emoção nenhuma. No fim, Thomas e Johnston deu as fadas madrinhas, diferente personalidades e cores.
Assim como o famosos sobrinhos de Donald: Huguinho, Zezinho e Luisinho.
As fadas madrinhas também seriam sete, envés de três, como no conto de Perrault. Mais Walt Disney achou que isto, traria comparações entre os anões de Branca de Neve, e as fadas.
Já Marc Davis, procurou dar um visual elegante a maléfica, depois de ter feito uma longa pesquisa sobre as mulheres medievais; A elegância de maléfica, também era para evitar comparações com A Bruxa Má de Branca de Neve.
Enquanto o Príncipe, teve o nome de Felipe, por ser um o nome mais comum e mais familiar, entre os meninos da época.
E a animação teve uma trilha sonora baseada também no balé de Tchaikovsky, usando o som estereofônico que foi empregado em Fantasia. O que fez George Bruns (o compositor) dar A Bela Adormecida uma indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.



Está animação tão bem trabalhada e revolucionaria, como eu disse, foi mal recebida no seu lançamento em 1959. Os críticos da época reclamaram da falta de desenvolvimento dos personagens. Porém hoje, o filme é saudado pelo seu design estilizado de Eyvind Earle, a trilha sonora exuberante, e seu grande formato em widesreen, apresentando o som estereofônico.
E pensar que Walt Disney morreu achando que  A Bela Adormecida, foi dinheiro jogado fora...Com certeza, foi uns dos 6 milhões mais bem investidos da Disney.

disney sleeping Beauty

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Mais quais foram as criticas da epoca foram feitas contra este filme maravilhoso, pois eu nao encontrei um unico defeito

    ResponderExcluir