Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Leigh Harline - A fanfarra da Disney

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 O Compositor Leigh Harline, agraciou a Disney com uma sofisticação musical que foi exclusivamente ''Harline'', com suas músicas bem sublinhadas e melodias memoráveis paras os animados do estúdio.

Entre as suas criações está o amado ''When You Wish Upo a Star'', que estreou em Pinóquio em 1940, e continua a canção-assinatura da Walt Disney Company, até hoje.

Nascido em Salt Lake City, Utah, em 26 de março de 1907.               Ele se formou em música na Universidade de Utah, e estudou piano e órgão. Em 1928, se mudou para California trabalhando em estação de rádios em São Francisco e Los Angeles, como locutor, arranjador, maestro, instrumentista e cantor. 
Mas foi em 1931 que Leigh conquistou os ouvidos de Walt Disney e do resto da nação, quando ele fez uma música para primeira transmissão de rádio transcontinental para a parte Costa Oeste do país.


Leigh se juntou a Disney em 1932, escrevendo as músicas para mais de 50 curtas animados como Sifônias Tolas.



As contribuições de Leigh Harline para curtas de animação, entre 1935 á 1938, foi considerada ''algumas das melhores músicas e mais inventivas de hollywood.''
Walt Disney reconhecendo a habilidade de Leigh Harline, o chamou para fazer a música do primeiro longa-metragem animado dos estúdios Disney: Branca de Neve e os Sete Anões, juntamente com o Legend letrista, Frank Churchill. Posteriormente, foi destacado a efetividade de Leigh para as cenas dramaticas do filme. Como a transformação na velha com a maça, e a canção clássica do estúdio: Someday My Prince Will Come.
Branca de Neve rendeu a Leigh Harline  a sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora e Canção Original.
Na foto acima, vemos Leigh Harline com Walt Disney e Frank Churchill. 

Em 1940, ele arrecadou dois Oscars por Pinóquio: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original (when you wish upon a star). 



No ano seguinte, Leigh deixou a Disney e trabalhou em vários estúdios de hollywood como a Columbia e Paramount. Durante a sua promissora carreira, que durou três décadas, Harline recebeu oito indicações ao Oscar. Um dos filmes que se destacaram neste período foi ''O Maravilhoso Mundo dos Irmãos Grimm'' que  Leigh venceu o Oscar.
Nos ínicio dos anos 60, Leigh expandiu o seu talento para televisão, criando a música de series populares da época como ''Ben Casey'' e ''Daniel Boone''.

Leigh Harline faleceu em 10 de Dezembro de 1969, em Long Beach, na Califórnia.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário