blog desatualizado por tempo indeterminado; editora sem tempo para postar.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Escritor processa Disney por plágio em Piratas do Caribe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O escritor de histórias sobrenaturais Royce Mathew acusa a Disney de plágio. Ele alega que parte do enredo de Piratas do Caribe foi copiado de um de seus livros que conta a história de piratas vitimados por uma maldição que os transforma em caveiras quando entram em contato com a luz da lua. Segundo o site The Hollywood Reporter, Mathew exige bilhões de dólares de indenização.

Esta é a segunda vez que o autor move processo contra a companhia pelo mesmo motivo. Há oito anos, ele exigiu o reconhecimento dos direitos autorais. Em defesa, a Disney alegou que a franquia Piratas do Caribe havia sido criada a partir da atração de mesmo nome que faz sucesso no parque temático da Disney em Orlando. Na ocasião, Mathew aceitou a justificativa e assinou um documento em que abria mão da briga judicial.

Recentemente, Mathew voltou aos tribunais e acusou a Disney de ter usado documentos fraudulentos para comprovar a tese defendida em 2005. Ele se baseia em informações contraditórias presentes em dois livros publicados pela Disney sobre a franquia. Um deles, lançado em 2007, diz que a ideia original de Piratas do Caribe é de Marc Davis, responsável pela atração no parque de diversões. Em outro título, datado de 2009, a criação é atribuída a outro artista, chamado Collin Campbell. 

Segundo o Hollywood Reporter, a Disney ainda não se pronunciou sobre o assunto. 
Em levantamento feito há dois anos, a franquia Piratas do Caribe foi avaliada em 4,2 bilhões de dólares -- três filmes da série fizeram 2,6 bilhões de dólares em bilheteria e renderam 1,6 bilhão em licenciamento de produtos. 


Fonte: Veja


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário