blog desatualizado por tempo indeterminado; editora sem tempo para postar.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Pequena Sereia - O início De Uma Era

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...A Pequena Sereia, inaugurou uma nova fase na Disney. A Disney Renascença

E porque Disney Renascença? Por que literalmente, a Disney Renasceu.
A Empresa de Walt, teve pouca criatividade durante as décadas de 70 e 80. Provavelmente, o único filme desta época que se destacou foi Bernardo e Bianca.
O motivo foi a morte de Disney em 1966, e a morte de Roy seu irmão, em 1971.

Deu para entender, que sem os Irmãos Disney, a empresa não conseguiria se manter nos niveis que tinha alcançado.

Depois da morte de Roy em 71, a Direção da Walt Disney foi assumida por Donn Tatum e a presidência por Card Walker.

Na década de 70, foi lançado Robin Hood, Bernardo e Bianca, entre outros. Tendo como a única que teve uma boa audiencia, Bernardo e Bianca. Nessa época, também foi lançado 20.000 mil léguas submarinas, que é um longa metragem. O filme recebeu um oscar aos efeitos especiais de Ub Iwerks (Amigo de Disney e co-criado do Mickey Mouse).

É, mais a Disney ainda tinha problemas para enfrentar. O sobrinho de Disney Roy E. Disney, renunciou a companhia por diferencias criativas.

Para completar, o desenhista Don Bluth e sua equipe largam os estudios.
As animações ja estavam indo muito bem...só faltava isto acontecer!

(Don Bluth)

Com as animações indo de mal a pior, a Disney as deixou de lado por um tempo, e se focou mais em entrar em outros ramos do entretenimento: Começa nascer a Walt Disney Company.

Curiosidade: No final da década de 70, foi lançados os primeiros filmes com faxa étaria da empresa.

No ínicio dos anos 80, a Disney lançou seu departamento de videos, dirigido por Tom Wilhite.
1983, começou as transmissões do Disney Channel nos sistemas americanos.

Também no mesmo ano, e aberto o parque temático Tokyo Disneyland no Japão.

Mas tarde, o genro de Disney Ron W. Miller assumiu a CEO da empresa.
Ele se tornou presidente da Walt Disney Productions em 1980 e CEO em 1983. Sob sua liderança, a Disney tornou-se alvo de assaltantes corporativos e tentativas de aquisição, e muitos accionistas influentes criticar a liderança de Miller. Em 1984, o companheiro da família Disney membro Roy E. Disney , sua financeiros majordomo Stanley Gold , e acionista Sid Bass resolvem depor Miller.

Veja aqui a cronologia pós Miller:


  • 1984:
    • O estúdio Touchstone é criado pela Disney com o objetivo de produzir filmes para adultos.
    • É lançado o primeiro filme Touchstone: Splash, uma Sereia em Minha Vida.
    • Michael Eisner se torna o presidente da Disney.
    • Começa a coleção de vídeos Walt Disney Classics.
  • 1986:
    • Em 6 de fevereiro, o nome Walt Disney Productions é mudado para The Walt Disney Company.
    • É lançado o filme Down and Out in Beverly Hills e é o primeiro filme da Touchstone, subsidiária da Disney, a ser classificada quanto à faixa etária.
    • É lançado a animação de longa-metragem As Peripécias do Ratinho Detetive.
  • 1987:
    • A companhia e o governo francês assinam um acordo para criar a Disney na Europa:começa o projeto Disney Euro.
    • Disney abre o Hall da Fama em seu parque.
    • É lançado o primeiro filme de mistério da Disney: Tough Guys Don't Dance.


A Disney estava com dinheiro, estava na hora de trazer as animações de volta a tona.
Foi ai que começou a produção de A pequena sereia.




A Pequena Sereia "foi originalmente planejado como parte de um dos Walt Disney's uma proposta de filme pacote com vinhetas dos contos de Hans Christian Andersen. O desenvolvimento começou logo após Branca de Neve e os Sete Anões no final de 1930, mas foi colocada em espera devido a várias circunstâncias.

Veja um pedaço do conto original de Hans Christian Andersen:
Nele, uma pequena sereia, apaixonada por um homem mortal, recorre uma bruxapara que possa assumir uma forma humana e assim se aproximar de seu amado. No processo acaba abrindo mão de sua imortalidade e perdendo a capacidade de falar. Para que o encantamento se tornasse permanente, a pequena sereia deveria conquistar o amor de seu escolhido; caso contrário, haveria de se transformar em espuma do mar, algo mais terrível que a própria morte, uma vez que sereias não têm alma, não podendo assim morrer.
A sereiazinha acaba falhando em seu propósito. Comovida com sua situação, suas irmãs fazem um trato com a bruxa do mar. Em troca de suas belas cabeleiras, a bruxa lhes dá uma faca, com a qual a pequena sereia deveria matar seu amado. Desta forma, estaria livre de seu triste fim. Contudo, ela, em nome do amor, abdica da própria existência e, ao fim, desaparece nas águas em forma de espuma do mar.

É claro, que a Disney nao ia contar esta historia triste para as crianças!
Por isso a Disney chamou Ron Clements e John Musker, para adaptar e dirigir o clássico. Sendo que no futuro eles dirigiriam A princesa e o sapo.                                                                                                    Depois, Alan Menken e Howard Ashman, começaram a compor as canções para o longa. Ashman, colocava letras nas canções criadas por Menken. E foi Howard, que deu a idéia de fazer uma canção com Ariel sentada numa pedra, expressando o que deseja. Igual aos musicais da Broadway. Que ele já tinha trabalhado. 
Howard também criou o visual de Úrsula. Se baseando na atriz Joan Collins e no transformista Divine.Não demorou muito para que Howard, se tornasse produtor do filme.
Quem supervisionou os animadores foi o lendário Glen Keane, junto com Mark Henn. 
curiosidade:Ariel seria loira, mas já filme se passar em lugares escuros, isso invibilizaria o tom amarelo. Assim Keane, se baseou na sua esposa Sherri Stoner (que é ruiva) para criar o visual de Ariel. 
A pequena sereia foi o último animado da Disney a usar ''apenas'' pincel e lápis para se criar uma animação. E também o primeiro até o ''dedo'' da computação gráfica.
A penúltima cena do filme, onde vemos o arco íris no çeu foi a  primeira cena da Disney a usar CAPS (Sistema de colorização por computador)

O orçamento do mesmo, foi 40 milhões de doláres. Muito caro, para uma longa mentragem animado, na época. 
E em 14 de novembro de 1989, é lançado a pequena sereia!
Arrecadando 84 milhões no seu país, e 211 milhões mundialmente. E ainda leva dois oscars: de melhor trilha sonora original, e melhor canção original por ''under the sea''.

Oficialmente a Disney estava voltando! Quando todo mundo achava que sem Walt, a Disney não ia lançar uma animação que preste; Seu genro, e sua equipe, conseguem se erguer da baita queda que tiveram. E conseguindo manter os estatutos que a Disney conseguiu durante as décadas.

Disney renascença começa em 1989 e termina em 1999. Agora, é orarmos para ver se a Disney consegue superar a recente queda de criatividade que teve nesta década, e voltar outra vez ao topo; Além do mas a Walt Disney merece, a Disney merece.

“Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade...“ - Walt Disney



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário