blog desatualizado por tempo indeterminado; editora sem tempo para postar.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nine Old Men - Wolfgang Reitherman

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  O penúltimo Nine Old Men foi Wolfgang Reitherman, apelidado de ''Woolie'' pelos seus colegas. Apelido este, que foi sua assinatura em alguns filmes da Disney em que participou. Ele disse que suas animações eram cheias de ''vida e qualidade''. E é verdade, a energia ilimitada de Wolfgang encheu as animações que ele desenhava de personalidade. Com uma talento nato para sequencias de ação, ele animou sequencias memoráveis deste tipo, como a luta entre o dragão e o Príncipe Felipe em A Bela Adormecida. 

 (Woolie e o que está apresentando o storyboards)

Wolfgang nasceu em Munique, na Alemanha em 1909. Woolie foi para os E.U.A quando era apenas uma criança, e foi criado em Sierre Madre, na Califórnia. Woolie queria ser piloto, já tinha feito curso e tudo. Mais mudou seu rumo, e resolveu ser artista, se matriculando na Chouirnard Art Institute, em Los Angeles, onde estudou aquarela. Enquanto esteve lá, ele conheceu um instrutor que dava aulas na The Walt Disney Studios, e em 1933, ele se juntou a equipe do Mickey.

 (Artes conceituas de Woolie para Mogli- o menino lobo)

Um de seus trabalhos notáveis foi como animador em Pinóquio, onde desenhou a cena da baleia-chase. Depois fez uma série de trabalhos nas animações seguintes do estúdio como: Dumbo e Olá Amigos.
Porém, durante a 2º guerra mundial Wolfgang deixou os estúdios para se a listar a Forças Áreas dos E.U.A. Ele se tornou um piloto, servindo na Índia, África, China e no Pacifico Sul, ganhando a medalha Distinguisshed Flying Cross. Após a guerra, ele retornou a Disney.

Ele contribuiu para mais de 30 curtas, e dirigiu clássicos como: 101 Dálmatas, A Bela Adormecida, Mogli-o menino lobo, e o curta-metragem vencedor dos Oscar ''Winnie the Pooh and the Blustery'', vencendo em 1969.


Depois da morte prematura de Walt Disney em 1966, ele ajudou a melhorar o astral da equipe. O Disney Legend, Frank Thomas, relatou que Wolfgang foi um lider forte neste período dificil.
Depois de 50 anos na Disney, Wolfgang Reitherman se aposentou em 1981, pouco tempo depois de ter concluído seu ultimo trabalho no estúdio: produtor de O cão e a raposa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário