blog desatualizado por tempo indeterminado; editora sem tempo para postar.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ub Iwerks - O pai do Mickey Mouse

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Walt Disney tinha um rato de estimação. O qual chamava de Mortimer....mas Mortimer não e um bom nome para um rato. Aí ele resolveu mudar para Mickey Mouse. E tinha decidido que ele ia vestir uma especia de jaleco vermelho (qual ele estava usando no dia em que o criou) e que Mickey seria, sensato, amigo e honesto. Mais como desenha-lo? Walt Disney não sabia de que forma ia retratar o seu rato, e ai, e que Ub Iwerks entra em cena, criando o design perfeito para o personagem que no futuro, se tornaria o mascote da Walt Disney Company.


Ub Iwerks nasceu em Kansas City, em 24 de março de 1901.
A sua amizade com Walt Disney começou em 1919, quando trabalhavam nas mesma empresa, A Pesman Art Studio. Um ano depois eles fundaram sua própria companhia, denominada Iweks-Disney Commercial Arts, que não durou muito e teve de ser fechada.
Voltou a trabalhar com o amigo,quando Disney fundou a Laugh O' Grams, que por problemas financeiros também faliu. Foi ai, que Walt, junto com seu irmão Roy resolveram tentar a sorte em Hollywood, e Ub resolveu acompanha-los.
Junto com Walt, ele criou o personagem Oswald, que depois foi redesenhado pela Universal Pictures, que concordou em distribuir a nova série animada do personagem em 1927.
Porém, Disney rompeu o contrato com a Universal ja que esta tinha assumido o total controle do personagem Oswald. E pediu que Ub Iwerks passasse a trabalhar no desenvolvimento de um novo personagem.


A primeira aventura de Mickey aconteceu em Silly Symphonies, que foi praticamente todo desenhado por Iwerks. Com o passar dos anos, Ub passou a se sentir rejeitado e incomodado, com a severidade de Walt Disney. E mais ainda, quando sentiu que não recebia o merecido crédito pelos personagens que criara para Disney, em especial o Mickey Mouse. Foi aí, que a sua amizade com Walt começou a esfriar...As discussões vieram, e depois de algum tempo, Ub Iwerks resolveu abandonar o time de Walt Disney.           E se associou a Pat Powers, um dos vários financeiros, que percebeu que Iwerks era um nome chave na Disney; Com o rompimento, Powers financiou a empresa de Ub Iwerks, a ''The Iwerks Studio'' e passou a competir com a Disney.
Com a saída do seu principal companheiro, Walt Disney começou a investir em novos talentos, se destacando os Nine Old Men.
 Depois que fundou sua empresa, Iwerks assinou o contrato de distribuição com a Metro-Goldwny-Mayer, e criou um personagem bastante parecido com o Mickey: o ''Flip the Forg'', que era uma rã. Produziu 36 curtas para o personagem, só que este, não conseguiu se igualar ao Mickey. Depois começou a produzir em Technicolor com ''Fiddlesticks''.
Em 1933 Ub Iwerks começou a produzir a série Willie Whopper, e mais tarde, Comicolor Cartoons, que era bastante semelhante aos seus trabalhos na Disney.
Como não conseguiu o sucesso esperado, Pat Powers tirou o apoio financeiro e o estúdio teve que ser fechado. Devido as circunstancias, ele foi trabalhar na Screen Gems, que até então era apenas uma subdísiaria  da Columbia Pictures. Lá ele dirigiu a série ''Marry Mannequins'' o seu melhor trabalho antes de retornar a Disney em 1940.
 (Ub é o que esta a esquerda de Walt, ao seu lado)

Quando retornou a trabalhar com Walt Disney e sua equipe, Iwerks se focou no departamento de efeitos especiais. Ele é creditado com um dos desenvolvedores da mistura de live-action com animação, que ele utilizou na serie da Disney ''Song of the Suth'' em 1946. Ele também trabalhou na Walt Disney Imagineering, criando temas para os parques temáticos nos anos sessenta.
E graças ao seu talento com os efeitos especias, ele também pode trabalhar fora da Disney. Chegou a receber uma indicação ao Oscar em 1963 por ''The Birds'' de Alfred Hitchcock. Pelo seu trabalho nas animações e nos efeitos especiais, ele ganhou dois oscar's: Em 1959 e 1964.

Os seus colegas de trabalham sempre ficavam espantados com a sua capacidade de desenhar 700 desenhos em um só dia. Tudo isso, e mais um pouco, fez com que Ub Iwerks entrasse para história das animações e da Disney, para sempre.
Ele faleceu em 07 de julho de 1971, aos 70 anos de ataque cardiaco, em Burbank na California.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário