Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mary Blair - A arte moderna nas animações da Disney

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Mary Blair foi uma animadora, que com suas cores imaginativas, conseguiu introduzir a arte moderna nos estúdios Disney, ao longo de 30 anos.                                        E os seus trabalhos inspirou filmes, e parques da DisneyLandia.
Frank Thomas disse: ''Mary foi a primeira pessoa que eu conheci, que tinha vários tons de vermelhos um do lado dou outro. Eu dizia: Você não fez isso! Mais Mary sim, ela tinha feito um excelente trabalho.''
Walt Disney amava o estilo doce de Mary fazer arte, e o seu toque ''infantil'' que ela dava as suas obras.          Foi o que disse o Disney Imagineering, Roland Crump ao historiador de animações, John Canemaker:                       ''Mary sabe se relacionar com as crianças, por isso, o seu modo de pintar é tão doce e maravilhoso.''

 Mary Blair nasceu em McAlester, no Okalahoma, em 1911.
Junto com um grupo de designers talentosos, ela ganhou uma bolsa na Chouinard Art Institute, em Los Angeles. Apos a formatura em 1933, no auge da Grande Depressão, ela conseguiu um emprego, na unidade de animação da MGM, em vez de perseguir seu sonho de ser artista plástica.

Em 1934, se casou com o animador Lee Blair, que também se tornou animador do estúdios Disney, e entrou junto com ela para a equipe em 1940.
Quando Mary entrou para a Disney, ela trabalhou em vários projetos como Fantasia. E em 1941, ela participou da expedição da Disney pela America do Sul, que teve as fotos da visita ao Rio de Janeiro, divulgadas aqui no blog.
Com uma cor única, Mary fez as artistas conceituas que serviram de inspiração para ''Canção do Sul'', ''Música, Maestro'', ''As aventuras de Ichabod e o Sr. Sapo'', ''Tempo de Melodia'', ''Alice no país das maravilhas'', ''Cinderela'' e ''Peter Pan''.

 Arte Conceitual de Alice no País das Maravilhas: Note como Mary Blair faz uma Aquarela com as cores, para mostrar a diversidade, e falta de sentindo do mundo de Alice.

A pedido de Walt Disney, ao longo dos anos, ela trabalhou na concepção de várias atrações e parque temáticos, da California e Flórida. Incluíndo o mural fantasioso no Grand Canyon Concourse, no Hotel Contemporânea no Walt Dinsey World Resort. Além de ter ganhando sua própria galeria na Disney.

  







Mary Blair faleceu em 26 de Julho de 1978, em Sequel na California. Foi uma das primeiras mulheres a ser declarada Disney Legend, em 1991.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. gostei da mary blay, não a conhecia gostei muito da arte que ela faz, sou formada em artes visuais e adorei os desnhos dela!!!

    ResponderExcluir
  2. os desenhos dela sao realmente lindoss

    ResponderExcluir
  3. O trabalho de Mary Blair me lembra os desenhos mágicos da inglesa Beatrix Potter. Belíssimo blog, parabéns.

    Ferma - DF

    ResponderExcluir
  4. O seu trabalho foi fantástico principalmente no filme Saludos Amigos e depois de sua saida dos estudios,os filmes da disney acabarão.

    ResponderExcluir