Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

domingo, 1 de janeiro de 2012

Fantasia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como eu prometi, em 2012 eu estaria de volta com novas postagens! Antes de mais nada, eu quero desejar um Feliz Ano Novo, e que todos os nossos sonhos se realizem! Eu sei, que é difícil acreditar nos sonhos quando estamos em situações dificieis, mais continue a acreditar, lembrando do nosso mestre Walt Disney: Ele faliu 2 vezes, antes de fundar a Disney, e passou por tantas dificuldades quantos nós, mais ele persistiu, lutou, e no fim, tudo deu certo! Nunca desista dos seus sonhos!           Agora, vamos para a postagem, que é o que realmente importa:



Fantasia é o terceiro clássico da Disney, lançado em 13 de Novembro de 1940. O filme é composto por oito segmentos de animação, que serve como acompanhamento das músicas clássicas dos grandes mestres, como Bethoveen e Tchaikovsky. A música é conduzida por Leopold Stokowski, e sete segmentos são interpretados pela Orquestra Sinfônica de Filadélfia. O crítico musical e compositor, Deems Taylor, introduz cada segmento da animação.

  • Fazendo Fantasia
lArquivo: Disney taylor stokowski.jpg Walt Disney apresentando o segmento, o aprendiz de feiticeiro, a Deems Taylor (ao lado dos storyboards) e Stokowski (na cadeira).

Na década de 30, Mickey declinou em popularidade, sendo que, Popeye era mais popular que Mickey Mouse, segundo uma pesquisa feita pelo estúdio para saber a opinião das pessoas. No início de 1937, a Disney decidiu trazer Mickey de volta a tona, com um segmento no estilo de Sinfonia Tolas, baseado no poema de Goethe, O Aprendiz de Feiticeiro, embalado pela música clássica de Paul Dukas, L'Apprenti Sorcier, baseada na mesma história. 
Walt obteve o direito de usar a música até o final de julho, e considerou o uso de um maestro bem conhecido para conduzir a peça. A primeira escolha foi Arturo Toscanini, mas a decisão foi alterada quando Leopold Stokowski resolveu assumir o projeto. Stokowski tinha oferecido seus serviços sem nenhum custo. Ele também sugeriu a ideia de um filme que ilustra várias seleções de músicas clássicas, ideia que Walt deixou de lado. Stokowski, todavia, estava emocionado com a ideia de gravar para a Disney.                    Uma sinopse foi dada para os 700 artistas da Disney, que podiam dar sugestões sobre o projeto. Walt Disney disse que queria usar os ''melhores homens da música e da animação no projeto'', porém, o prazo era curto. Havia idéias de usar Dunga, de Branca de Neve e os Sete Anões, como protagonista do curta, mais Walt insistia em usar o Mickey.

Na noite de 09 de Janeiro de 1938, 100 músicos se reuniram no Culver Studios, na California, para gravar o Aprendiz de Feiticeiro. A animação começou a ser feita em 21 de Janeiro, e de acordo com os esforços ambiciosos dos animadores, ficava cada vez mais claro para Walt, quando o custo para produzir o curta chegou a 125 mil dolares, que, com o curta animado,  ele não poderia cobrir a receita.  
Foi aí que Walt considerou a ideia de Stokowski, para expandir o desenho em um longa metragem, e o projeto se iniciou com o titulo de ''The Concert Feature''. O titulo oficial foi declarado por Stokowski, que dizia que estava fazendo uma ''Fantasia''. 
Deems Taylor concordou em atuar como consultor tecnico, e fornecer a narrativa para a introdução dos segmentos.
Os números musicais foram selecionados durante uma conferencia de três semanas, realizada em Setembro de 1938, entre Disney, Stokowski, Taylor e os roteiristas Joe Grant e Dick Huemer. 

















De Novembro de 1938 a Outubro de 1939, mais de 1.000 de artistas e técnicos foram usados na confecção de Fantasia, que possuiu mais de 500 personagens. Foi sugerido diálogos e efeitos sonoros, mais Disney queria ''apenas'' a animação e a música clássica, sem efeitos sonoros e diálogos. A trilha sonora foi gravada usando múltiplos canais de áudio e reproduzida com Fantasound, um sistema de som pioneiro que fez Fantasia o primeiro filme comercial com som estereofônico.

  • Os Segmentos
Toccata e Fuga em D Menor:  O número segue em abstrato e animações padrões, sendo que, Oskar Fischinger foi o pioneiro na animação abstrata deste número. Só que Walt sentiu que suas animações estavam abstratas demais para agradar ao público em massa, e resolveu não seguir está linha ao longo do filme.



Quebra-Nozes: O número é uma seleção de músicas do balé de Tchaikovsky, que retrata as mudanças das estações. Uma variedade de danças do balé são apresentadas com fadas, flores, cogumelos e folhas.
Uma dançarina árabe foi levada ao estúdio para estudar seus movimentos para os peixes, na dança árabe.  


O Aprendiz de Feiticeiro: Apresenta Mickey Mouse, aprendiz de feiticeiro de Yen Sid (Disney ao contrario), e suas tentativas de usar truques de mágicas de seu mestre antes de saber controla-los. 



A Sagração da Primavera: Uma história visual da pré-historia ao som da música de Igor Stravinsky, que mostra a formação do planeta, as primeiras criaturas vivas, até a era dos dinossauros e a extinção destes, na visão da ciência. Walt Disney queria estender a história até a era dos homens, mais ficou com medo da controvérsia religiosa. 

 (apenas a parte 1 do segmento, a 2 e a 3, se encontrão no youtube)


A Sinfonia Pastoral: Mostra o Monte Olimpo, com centauros, cupidos, faunos e outras figuras da mitologia grega, ao som da Sinfonia No. 6 de Bethoveen. Este número causou polemica por mostrar cupidos nus e... racismo. Numa cena, mostra uma centauro negra, chamada de Girassol, servindo uma centauro branca, de maneira racialmente estereotipada. Em 1960, as 4 cenas racistas foram removidas para o re-lançamento do longa metragem. A remoção está em vigor em TODAS as edições lançadas de Fantasia. Mais as quatro cenas estão disponíveis neste link.

 (este segmento também é grande, e estar dividido em partes)


Danças da Horas: Uma comédia de balé baseada na música de Amilcare Ponchielli. Os animadores estudaram performances reais de balé para introduzi-las nos animais.





Noite no Monte Calvo e Ave Maria: A meia-noite o Diabo Chernabog convoca espíritos dos mal e almas inquietas do seus túmulos. Está cena e considerada a mais sombria da história da Disney. A som da música de Modest Mussorgsky, os espíritos dançam sobre o luar, até ouvirem as badaladas do sinos da igreja.  Ave Maria foi introduzida como alívio emocional para o público depois do segmento sombrio que é Noite no Monte Calvo. Em Ave Maria é visto pessoas andando numa floresta até uma catedral em ruínas com velas na mão, sendo acompanhada pelo coro de vozes cantando Ave Maria.



  • Recepção 

File: Fantasia-poster-1940.jpg O filme foi em geral, bem recebido pela crítica. O som Fantasound, revolucionou o cinema, chegando a ganhar dois oscars honorários, pela ''notável contribuição para o avanço do uso do som, como mostrado em Fantasia''. Um crítico chegou a dizer que Fantasia era ''uma experiencia estética que nunca será esquecida''. Os críticos que falaram mal de Fantasia, foram os críticos de música, que não aceitaram bem a ideia de Walt de colocar imagens para acompanhar as músicas.
Observações foram feitas por Fantasia não ser um filme infantil. O crítico, Robert Saucedo chegou a dizer que Fantasia era para adultos e crianças muito nerds, já que, seria difícil para uma criança se entreter com imagens abstratas e música clássica.  Além de também existir cenas muito longas e lentas, que dificilmente entreteria as crianças de hoje, e as pessoas impacientes. 
Em termos de bilheteria, o filme não se saiu mal, sendo arrecadados 76 milhões de dólares nos E.U.A. Já na Europa o lucro foi baixo por causa da 2º Guerra Mundial.


Em 1990, Fantasia entrou para o acervo do Congresso Nacional de Registro dos Estados Unidos, pelo seu valo histórico e cultural. É considero pelo American Film Institute, o 58º maior filme do cinema americano.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Bia!
    Este foi um dos posts mais completos que já li sobre este grande clássico da Disney. Parabéns pelas pesquisas, ficou incrível.

    Vou agora mesmo dar uma olhada nos vídeos que nos disponibilizou.

    Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  2. otimo poste!
    Feliz ano novo pra ti :)
    http://enodiadebk.blogspot.com/

    ResponderExcluir