Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dumbo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
File: Dumbo-1941-poster.jpg  Dumbo é o quarto clássico Disney lançado em 23 de outubro de 1941. A história do animado é baseada na escrita de Helen Aberson e do ilustrador Harold Pearl, para um protótipo de um novo brinquedo. 

O filme narra a história do jovem elefante antropomórfico, Dumbo, que é ridicularizado pelos animais do circo onde vive, por causa das suas enormes orelhas (sendo que ele pode voar com elas).  
Dumbo foi feito para recuperar as perdas financeiras de Pinóquio e Fantasia. Walt Disney o produziu de forma simples e econômica, sendo que Dumbo dura apenas 65 minutos; O que o torna um dos menores clássicos Disney.


Dumbo, como eu disse, foi baseado em um protótipo de uma  história para um possível novo brinquedo, que tinha apenas oito desenhos e  algumas linhas de textos, feitas por Helen Aberson e Harold Pearl.
Dumbo foi levado ao conhecimento de Walt Disney em 1939, pelo então chefe de mercadorias e licenciamentos da Disney, Kay Kamen. Kamen mostrou um protótipo com  o enredo do brinquedo, e Disney imediatamente agarrou a história comovente e comprou os direitos de Dumbo.


Originalmente, era para ser um curta-metragem. Mas em 1940, depois dos ambos fracassos financeiros de Pinóquio e Fantasia, Walt decidiu expandir a história em um longa metragem, para gerar renda aos estúdios Disney.  A renda do estúdio tinha tido impacto negativo devido a 2º Guerra que ocorria na Europa. 
Joe Grant e Dick Huemer, foram figuras principais no desenvolvimento do enredo. Eles escreveram o roteiro em capítulos, muito parecido com um livro, uma forma incomum de escrever o roteiro de um filme. Independente disto, muito pouco foi alterado em relação ao projeto original.


Nenhum dos dubladores de Dumbo receberam crédito na tela dos cinemas. Timothy Mouse que fez amizade com Dumbo mesmo nos seus tempos difíceis, foi dublado por Edward Brophy, um ator conhecido por retratar um gângster. Este foi o único animado no qual ele trabalhou. A matriarca dos elefantes teve a voz de Verna Felton, que também dublou a Fada Madrinha de Cinderela, a Rainha de Copas de Alice no Pais das Maravilhas, e a boa fada Flora de A Bela Adormecida. Outros dubladores incluem Sterling Holloway em uma participação especial como Sr. Stork, Cliff Edwards, mais conhecido como a voz do grilo falante, fez Jim Crow, o líder dos corvos e John McLeish, mais conhecido por narrar o Pateta nos cartoons, fez a narração de abertura.


Quando Dumbo entrou em produção no início de 1941, o supervisor de direção Ben Sharpsteen recebeu ordens de Walt Disney para manter o filme simples e barato. Como resultado, Dumbo não tem os detalhes luxuosos dos primeiros três filmes de animação do estúdio (Branca de Neve e os sete anões, Pinóquio e Fantasia). Os desenhos dos personagens são mais simples e o fundo das pinturas menos detalhados. Embora o filme seja mais ''cartunesco'' do quer os filmes anteriores da Disney, os animadores trouxeram elefantes ao estúdio para estudar seus movimentos.
A simplicidade libertou os animadores de ficarem excessivamente ocupados com os detalhes, e isto os permitiu se concentrar no elemento mais importante da animação dos personagens: a interpretação destes.

 

Durante a produção de Dumbo, Herbert Sorrell líder dos Sindicatos dos Cartunistas, convenceu os animadores da Disney a fazer greve contra Walt Disney. Apesar dos animadores da Disney serem bem pagos e trabalhar nas melhores condições, havia descontentamento pela quantidade de horas extras de trabalho que os cartunistas faziam. A greve durou cinco semanas, e depois que os estúdios Disney assinou um contrato com os sindicalistas, a paz foi restaurada na casa do Mickey Mouse. 
Um número de grevistas são caracterizados nas cenas dos palhaços que dizem que vão ''bater no chefão por um aumento''. 

















Apesar do problema da 2º Guerra Mundial, Dumbo foi a animação Disney mais bem sucedida da década de 40. O filme simples custou apenas 950 mil dólares para produzir, a metade do custo de Branca de Neve,  menos de um terço do custo de Pinóquio, e certamente bem abaixo do caro Fantasia. Dumbo arrecadou 1,6 milhões de dólares no seu lançamento original, e foi relançado nos cinemas em 1949,1959, 1972 e 1976. 
Dumbo ganhou  o Oscar de melhor trilha sonora original, concedido a Frank Churchill e Oliver Wallace. Também foi indicado a melhor canção original por ''Baby Mine'', de Churchill com letras de Ned Washington, mais não venceu. O filme também venceu de melhor design de animação no Festival de Cannes. 
Os comentários em geral dos críticos foram positivos. Hoje o filme tem 97% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes. O crítico Leonard Maltin disse que Dumbo é ''um dos mais charmosos filmes Disney de animação.''
Em 2011, a Time o nomeou como um 25 melhores filmes de animação de todos os tempos.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Oi Beatriz, Obrigado por visitar e comentar em Meu Blog. Estou seguindo o seu que por sinal tbm é ótimo além de original. Quem nunca se emocionou vendo uma obra prima da Disney não é?
    Você Já Foi a Bahia é um dos meus preferidos....

    Espero que eu possa contar sempre com sua visita em minha página, estarei sempre aki.

    Abração

    ResponderExcluir