Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

20.000 Léguas Submarinas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
File: 20000leaguesposter.jpg  Aqui vai um post interessante sobre um dos melhores filmes da Disney: 20.000 Léguas Submarinas. O clássico é um filme de aventura de 1954, estrelado por Kirk Douglas como Ned Land, James Mason como Capitão Nemo, Paul Lukas como Professor Pierre Aronnax e  Peter Lorre como Conseil. Dirigido por Richard Fleischer, 20.000 foi o primeiro filme de ficção cientifica da Walt Disney Productions,  bem como o único filme de ficção do estúdio produzido pelo próprio Walt. Foi também o primeiro longa metragem da Disney, a ser distribuído pela Buena Vista  Distribution. O filme tornou-se a versão mais conhecida do livro homônimo de Jules Verne, e é citado como um dos primeiros exemplos do gênero steampunk. Para quem não sabe, steampunk é um subgênero da ficção cientifica e fantasia, que envolve um cenário histórico real, como o Velho-Oeste,  e incorpora elementos da ficção e fantasia nele.



A sinopse é esta: No ano de 1868, rumores de um monstro marinho atacando navios no pacífico causa panico entre os marinheiros, interrompendo as linhas de navegação. O Professor Pierre Aronnax, e seu assistente, Conseil, estão no seu caminho para Saigon, mais ficam presos em São Francisco pela suspensão de navios. O governo dos E.U.A convida Aronnax em uma missão para provar ou refutar a existência do monstro. Os seus colegas de tripulação inclue o Mestre Ned Land e o Capitão Nemo.



As filmagens de 20.000 Léguas Submarinas, começaram na primavera de 1954, com cenas filmadas em vários locais como Bahamas e Jamaica. Algumas das cenas eram tão complexadas que exigiam uma equipe técnica de 400 pessoas *0*  O filme também apresenta outros desafios. A famosa cena do ataque da lula gigante foi filmada duas vezes: Uma no crepúsculo com o mar calmo, e a outra no meio da noite sobe uma tempestade para ''aumentar'' o drama, e poder esconder os cabos e outros funcionamentos mecanicos da lula animatronica. Os custos da produção o tornou o filme mais caro já produzido naquela época, superando ...E O Vento Levou de 1939. 
É claro que todo trabalho ardo no fim a recompensa. A equipe técnica levou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte, além de terem sido indicados a Melhor Edição. 
É claro, que o hoje os efeitos parecem antiquados mais vai por mim, eles eram incríveis para 1954, e destaque também para ótima trilha sonora do já conhecido da Disney, Paul Smith.
                                       
                                                     O ataque da Lula Gigante 



20.000 Léguas Submarinas foi o segundo filme mais visto daquele ano, atrás apenas de Withe Cristmas, e tornou-se um notável clássico da corporação Disney. O cinéfilos carinhosamente lembram da sequencia da lula gigante, além do design do Nautilus e o desempenho de James Mason como Nemo. O filme tem atualmente uma taxa de 88% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes que diz: ''Um dos melhores filmes da Disney de Aventura, traz o clássico de Julie Verne em um sci-fi na vida real, e apresenta uma lula gigante incrível.'' O desempenho do elenco também foi reconhecido, e está foi a primeira vez que grandes estrelas de Hollywood como Kirk Douglas, trabalhavam em um filme da Disney. Algo que hoje em dia é costumeiro, a exemplo da versão de Tim Burton de Alice no País da Maravilhas. 
Em 2010, David Fincher anunciou na San Diego Comic-Con, que tinha planos para dirigir um remake de 20.000 Léguas Submarinas para a Disney, com base em um roteiro de Scott Z. Burns. Nada sobre o remake foi anunciado ainda. Independente disto, eu me conformo com a versão de 1954, que é única, além do mas, clássico é clássico!! 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Está convidado a participar com o seu texto no blog jvernept.blogspot.com

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Acredita que separei este filme pra assistir neste final de semana? Gosto bastante do Kirk Douglas, deve ser uma produção e tanto!

    ResponderExcluir
  3. Pergunto se poderei colocar este seu texto no blog JVerne citando todos os créditos, isto é, o seu nome e seu blog.

    Obrigado.

    ResponderExcluir