Acessem meu novo blog: https://tocadocoelho1234.blogspot.com/

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bedknobs and Broomsticks - Um Clássico Esquecido

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...  Este clássico musical da Disney, lançado em 13 de Dezembro de 1971, foi esquecido pelo público de uma forma tão grande, que até eu que sou uma grande fã da Disney, não sabia da existência dele até pouco tempo. O nome do filme foi traduzido para o português, com o titulo: ''Se Minha Cama Voasse''. Eu garanto a vocês que o motivo de o filme ter sido esquecido, não foi por que ele é ruim; apesar de não ser perfeito.
Na tradução literal, o nome do filme é: ''maçanetas de camas e Vassouras.''  

O filme e constantemente comparado a Mary Poppins, mais isso nós vamos ver a diante.
Se minha cama voasse e baseado nos livros de Mary Norton, sobre uma bruxa aprendiz.
A sinopse é esta:
  ''Durante a segunda guerra mundial, na Inglaterra, os irmãos Charlie, Carrie e Paul Rawlins, vão morar com Eglantine Price, uma bruxa aprendiz. Charlie descobre que ela e uma bruxa e chantageia Price; Ele mantem em segredo a sua ''bruxaria''. Porém, ela tem que dar algo entronca a eles. Então ela leva uma maçaneta da cama do seu falecido pai, e coloca um feitiço ''viajante'' nele; Porém, apenas o irmão mais novo, Paul, pode ativa-lo.                                                                                      A primeira viagem ''da cama'' é em Londres, onde eles encontram Emelius Browne, diretor da escola de Eglantine Price, que estuda bruxaria por correspondência. Price diz a Emelius, que tem um plano para encontrar as palavras mágica para um período conhecido como ''Locomotion Substitutiray'', que traz objeto inanimados a vida. Está magia poderá por um fim na Guerra. ''



Se minha cama voasse como podem ver, combina personagens reais e animados, e em parte, se passa nas ruas de Londres.  Ele compartilha alguns atores do elenco de Mary Poppins, como David Tomlinson (Mr.Banks em Marry Poppins e Emilus em  Bedknobs) e Reginald Owen (Capitão da Marinha em Mary Poppins, como General Brian Teagler em Bedknobs) Os compositores Robert e Richard Sherman, que fizeram as músicas de Mary Poppins, também fez as músicas de Broomsticks. E foi dirigido por Robert Stevenson, direção de arte de Peter Ellenshaw, e diretor musical foi Irwin Kostal. Sim, eles também ocuparam estas funções em Mary Poppins.
É claro que a comparação e inevitável.
Ou seja, Se minha cama voasse foi feito na intenção de alcançar o sucesso de Mary Poppins. Mais como nenhum filme e igual a outro, as coisas não foram do jeito como Donn Tatum, o presidente da Disney na época, esperava.
O filme não foi ''mal'' em bilheterias, mais ainda sim não foi o sucesso que lhes foi proposto.
Porém, o musical foi indicado a 5 oscars; Todos em categorias técnicas. Tendo ganhado o de melhor efeitos especias, é claro. Quando se trata de fazer um grande visual, a Disney sempre capricha.        


O vídeo acima mostra como Se minha cama voasse, foi muito bem produzido; Mas infelizmente, tinha como atriz principal Angela Lansbury, que não e carismática e talentosa como Julie Andrews. E o filme também da uma sensação de Dejavú, por aparentar ser quase que uma continuação de Mary Poppins.
E como a década de 70, como eu disse no post passado, parece que alguém jogou alguma ''praga'' na Disney ou sei la o que, por que, os filmes da Disney estava indo muito mal. Bedknobs and Broomsticks, faz parte da fase ''vaca magra'' da Walt Disney Company. Que felizmente, foi superada.
Se tiver curiosidade de ver Bedknobs and Broomsticks, saiba que só tem como assisti-lo se voce conseguir acha-lo em DVD por que, ele bastante desconhecido no Brasil. Tem todas as partes do longa disponíveis no Youtube. (em Inglês)
Bye!

File: Bedknobs e Vassouras poster.jpg




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Eu assisti esse filme...tinha 5 anos. Lembro que nao gostei. Ele nao tem a doçura dos desenhos de princesas e nem dos animais tais como Bambi ou Dumbo. nao eh de admirar que tenha caido no esquecimento de muita gente.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a colega aí de cima, mas eu tenho 22 anos e este é meu filme favorito! Lembro que alugava este filme na locadora 2 vezes por semana dos 2 aos 7 anos! Sabia as falas e as cenas de cor...

    As "Princesas Disney" e os filmes com animais são, realmente, muito bons, mas este filme foi revolucionário nas técnicas de animação e efeitos visuais. Tanto que ganhou Oscar em 1972 e foi indicado em mais 5 categorias. Fora o Globo de Ouro de melhor atriz de musical/comédia, também de 1972.

    Então, não me diga que o filme é ruim. Os prêmios já justificam o filme!

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é maravilhoso! Vi durante toda a minha infância e comprei em DVD assim que soube que existia. Angela Lansbury é uma atriz sensacional, David Tomlinson idem. Infelizmente não ficou tão famoso quanto Mary Poppins (outro filme que amo e que marcou minha infância), e imagino porque tenha tocado numa temática delicada (nazismo, bruxaria, etc), coisa indigesta para os padrões americanos.
    Enfim, filme ótimo, muito bem feito e com uma mensagem inteligentíssima. Por isso também acho que não caiu no gosto geral que prefere coisas mensagens "mastigadas".

    ResponderExcluir
  4. Vi esse filme recentemente. É bom, mas pra mim, está longe de ser o melhor filme de Robert Stevenson (quem ocupa esse cargo na minha lista é Mary Poppins e Se Meu Fusca Falasse, aliás a franquia desse Fusca foi praticamente a única que não foi tão mal assim nos anos 70, apesar de ter decaído nos anos 80 com "Herbie Goes Bananas"). E acho que a história tinha potencial para ser muito melhor se não estivessem com a intenção de tentar criar outro musical no nível da Poppins.

    ResponderExcluir